conteúdos
links
tags
Campus
Trabalhos decorrem como estágios curriculares
Alunos do Departamento de Geociências participam na prospeção de lítio em Montalegre
Protocolo assinado por José Francisco Santos, diretor do DGeo, e por Ricardo Pinheiro, administrador da empresa Lusorecursos
No ano letivo que agora se inicia, haverá três alunos finalistas do mestrado em Engenharia Geológica, curso sob a responsabilidade do Departamento de Geociências (DGeo), a participar nas atividades de prospeção de lítio na região de Montalegre, no distrito de Vila Real. Os trabalhos desses alunos decorrerão como estágios curriculares, apoiados financeiramente pela empresa Lusorecursos, detentora da concessão para prospeção e exploração de lítio na área em que decorrerão os trabalhos referidos.

Para além da colaboração entre o DGeo e a Lusorecursos ser mais um exemplo do empenho do DGeo em proporcionar aos seus alunos de mestrado a realização dos trabalhos finais em contexto empresarial, este caso concreto assume particular relevância por significar também o envolvimento do DGeo em trabalhos que visam a eventual exploração de um metal que está a assumir uma importância cada vez maior a nível internacional.

Com efeito, o lítio é atualmente um elemento químico estratégico mundial e Portugal contém abundantes recursos deste metal alojados nos minerais petalite, espodumena e lepidolite, que são constituintes de rochas magmáticas designadas de pegmatitos. Paralelamente, o intenso crescimento da procura de lítio pelas indústrias de armazenamento energético e de produção de baterias para veículos elétricos potenciou a viabilização económica da extração de lítio a partir de pegmatitos. Salienta-se ainda a importância dos minerais litiníferos como fundentes para a indústria cerâmica.

A Lusorecursos aguarda em breve a atribuição dos direitos de exploração de um importante depósito pegmatítico situado no concelho de Montalegre e prevê a construção de uma mina para a extração e beneficiação de compostos de lítio. A protocolo de colaboração com o DGeo da Universidade de Aveiro, ao abrigo do qual três alunos do Mestrado em Engenharia Geológica da UA desenvolverão atividades na empresa como bolseiros estagiários durante um período de seis meses, foi assinado no passado mês de junho por José Francisco Santos, diretor do DGeo, e por Ricardo Pinheiro, administrador da  empresa Lusorecursos.

imprimir
tags
outras notícias