conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
De 16 a 27 de julho de 2018
UA organizou a Escola de Verão do projeto europeu Academic Business Coach – ABC - MELES 2.0
Departamento de Matemática
De 16 a 27 de julho de 2018 decorreu no Departamento de Matemática da UA a Escola de Verão do projeto europeu Academic Business Coach - ABC-MELES2.0. Nesta escola de verão participaram 30 estudantes e 13 professores das 5 universidades parceiras.

O projeto ABC-MELES2.0, na área da parceria estratégica do programa europeu Erasmus+, tem como objetivo principal a criação de um novo tipo de educador, o “Academic Business Coach" (ABC), capaz de apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios resultantes de projetos académicos. Este projeto nasceu na sequência dos excelentes resultados obtidos com o projeto “More Entrepreneurial Life at European Schools” (MELES) que envolveu os mesmos parceiros e que decorreu de 01/09/2014 a 31/08/2017.

As 5 universidades parceiras neste projeto são, além da Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Aegean (Grécia), a Academia Marítima de Szczecin (Polónia), a Universidade Tecnológica de Bialystok (Polónia) e a Universidade de Leipzig (Alemanha). Estas 5 universidades criaram em 2014 o consortium dos parceiros interessados na elaboração de uma nova abordagem ao ensino de empreendedorismo para estudantes de cursos que não têm esta unidade curricular nos seus currículos. A primeira edição da Escola de Verão MELES de Empreendedorismo na Universidade de Aveiro foi organizada em julho de 2015 e agora, 3 anos depois, novas equipas internacionais foram recebidas na UA.   Da UA, estão envolvidas no Projeto e na Escola de Verão, as docentes Ana Daniel, Isabel Cação, Mariana Pita, Natália Martins e Tatiana Tchemisova, dos departamentos de Matemática e de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.

 

A Escola de Verão foi planeada com o objetivo de melhorar as competências transversais dos estudantes e do staff académico em termos de criatividade, inovação e empreendedorismo. Neste âmbito, alguns dos temas abordados neste curso foram, entre outros, Business Plan, Customer Development Methodology, Marketing, Intellectual Property e Investment Plan. A metodologia adoptada foi muito variada, envolvendo aulas expositivas, jogos interativos, trabalhos de grupo e sessões de coaching levadas a cabo pelos docentes envolvidos no projeto, sob a coordenação da ICF Professional Certified Coach Katerina Kanelidou (Six Steps Ahead) e com a colaboração de Cristina Tomé, também ICF Professional Certified Coach.

 

No decorrer da escola, além das atividades letivas e “coaching académico” das equipas das universidades-parceiras, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade de Aveiro e respetivo campus, bem como as salinas. Além disso, foi feita uma visita ao Parque Ciência e Inovação  (PCI) (http://www.pci.pt) onde os participantes tiveram a oportunidade de contactar de perto com as start-ups aí sediadas e trocarem impressões com alguns empreendedores.

imprimir
tags
outras notícias