conteúdos
links
tags
Cultura
Literatura e pintura na Biblioteca da UA
Aquilino Ribeiro: palavras e telas numa única exposição
A obra de Aquilino Ribeiro é tema de exposição na UA
Aquilino e cenas ilustrativas da sua produção literária foram desenhados a tinta da china pelo punho de Pedro Albuquerque. A exposição destas obras vai estar patente na Sala de Leitura Informal da Biblioteca da UA até dia 28 de setembro, como iniciativa paralela do Congresso Internacional "Arca de Noé: catástrofe e redenção". Paralelamente os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia disponibilizam a público o acervo de e sobre Aquilino Ribeiro que integra seu catálogo bibliográfico.

Aquilino Ribeiro é um dos maiores escritores portugueses da primeira metade do século XX e deixou uma vasta obra literária composta por contos, memórias, literatura infanto-juvenil, romances e ainda algumas traduções.

Sobre a exposição de artes plásticas ”Inscrituras: Aquilino”

"Definido o seu espaço, a obra criada por AlbuQ é a exterioridade mostrada nestas quatro gavetas (antropologia, etologia, erótica e cinética) de desenhos a tinta da china sobre papel A2 e é, em simultâneo, o existente real ausente e o existente subjetivo do artista. Partindo de si, do seu espelho, o artista convida-nos a entrar num mundo já inexistente e incoerente. E será daí, do limiar da excitação biológica, que partiremos para presença artística – de que o sujeito fautor tantas vezes participa, por espelhagem ou por projeção familiar – que nos permite retornar a uma casa grande nome Aquilino."

O autor dos desenhos em exposição, apresenta-se

"Pedro Albuquerque (AlbuQ), nasceu em Viseu (1953), desde cedo este nome conflitual e plural, se desmultiplicou em criação e mostração. Original, polifacetado, heterogéneo, notável, performativo, intimista, libertário, prolixo, incontido, comunicativo, genuíno, inconformista ou libertário são alguns dos adjetivos que ajudam a reconstituir um caráter invulgar, que é, no sentido de Walter Benjamin, «uma central de energia». Mostra-se Albuquerque, nestas «inscrituras», um artista dialogante com esse «lugar de nome “Aquilino”» (Óscar Lopes). Também por isso, por se tornar transitivo de uma obra maior, Pedro Albuquerque merece todo o aplauso. Onde haverá, afinal, um diálogo assim tão persistente entre dois autores?"

Mostra da obra de Aquilino Ribeiro, acervo da Biblioteca da UA

Paralelamente à exposição de Pedro Albuquerque, os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia disponibilizam o acervo bibliográfico acerca de Aquilino Ribeiro bem como as edições da sua autoria que integra o catálogo da UA e que contém também uma recolha de artigos de imprensa que, à época foram escritos por Aquilino, que foi doada à UA pela família do Dr. João SArabando. São ainda exibidos exemplares da revista Seara Nova, do período em que esta emblemática publicação que teve a participação de Aquilino Ribeiro. As obras expostas estão disponíveis para consulta e requisição.

O Congresso Internacional "Arca de Noé: catástrofe e redenção"

Aquilino Ribeiro será um dos autores a ser abordado no Congresso Internacional "Arca de Noé: catástrofe e redenção" promovido na Universidade de Aveiro nos dias 27 e 28 de setembro. O congresso é coordenado por António Manuel Ferreira, Ana Maria Ramalheira, Carlos Morais, Maria Fernanda Brasete, Maria Hermínia Amado Laurel e Rosa Lídia Coimbra, do Departamento de Línguas e Culturas e Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da UA. Com este encontro os organizadores pretendem "dar continuidade, reforçar e promover a investigação em áreas multidisciplinares, compreendendo a literatura, a cultura, a linguística e a tradução, bem como as suas relações com outros domínios científicos, literários, artísticos e culturais".

A exposição "Aquilino Ribeiro: palavras sobre telas" está aberta ao público no horário de funcionamento da biblioteca da UA: das 9h00 às 18h00, até 15 de setembro e, posteriormente, das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira. Encerrará no dia 28 de setembro com os trabalhos do Congresso "Arca de Noé: catástrofe e redenção".

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias