conteúdos
links
tags
Campus
Projeto coordenado pela Universidade de Aveiro
IMPRINT+ chega ao fim com numerosos resultados ambientais
O projeto IMPRINT+, co-financiado pelo programa Erasmus+ e que já tinha sido destacado pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas educativas, promove um estilo de vida amigo do ambiente, capacitando os jovens a tornarem-se ativos na proteção do ambiente e na mudança de mentalidades, rumo à sustentabilidade. Coordenado por Carlos Fonseca, investigador do Departamento de Biologia e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, o principal objetivo do IMPRINT+ pretendeu explicar que deixar uma pegada positiva no planeta é essencial para todos.

O projeto adota uma abordagem inclusiva ao envolver as comunidades locais, escolas e autoridades, incentivando entidades e cidadãos individuais a entender o poder que têm para fazer uma grande diferença no ambiente, implementando pequenas e simples mudanças nos comportamentos quotidianos.

Nos últimos três anos, o projeto foi implementado com sucesso em cinco países europeus: Áustria, Irlanda, Itália, Portugal e Espanha. Entre outros recursos, foi desenvolvido um curso destinado a professores e educadores, que disponibiliza gratuitamente conteúdos e técnicas originais para envolver os jovens nas questões ambientais e inspirá-los a contribuir para a proteção da biodiversidade. Foram também organizados vários intercâmbios internacionais, em que os jovens tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a natureza e as práticas ambientais dos países visitados. Através de saídas de campo, debates, atividades práticas e divertidas na natureza, os jovens tiverem um contacto pessoal e introspetivo com a natureza, demonstrando-se o papel que cada um pode ter na sua comunidade e na proteção dos valores naturais locais.

Além do curso IMPRINT+, vários outros recursos foram desenvolvidos neste projeto, como um abrangente relatório de pesquisa, um tutorial de avaliação ecológica dos locais, um tutorial para jovens interessados em tornar-se empreendedores na economia verde e uma web app que permite calcular a pegada ecológica de pequenas ações do quotidiano e que sugere ações de compensação adequadas. Todos estes recursos e produtos estão disponíveis gratuitamente no website do projeto http://imprintplus.org

Resultados alcançados

Depois da Conferência Final IMPRINT+, que decorreu na Universidade de Aveiro no final de Maio passado, o final deste projeto será ainda marcado com o lançamento do relatório final, que fornece um resumo abrangente e completo de todo o trabalho desenvolvido, desde os objetivos iniciais aos resultados concretizados em cada país.

O relatório ilustra como o projeto teve um impacto positivo em muitos jovens europeus e espera-se que continue a fazê-lo, através do uso continuado dos recursos disponíveis.

Salienta-se que, em Portugal, foi o projeto IMPRINT+ que marcou o arranque da estratégia ambiental revolucionária implementada no Município de Lousada, em parceria com a Universidade de Aveiro, que resultou, por exemplo, nas iniciativas Plantar Lousada, Lousada Charcos, BioLousada e BioEscola, entre outras. Em Portugal, alguns resultados mensuráveis do projeto foram a plantação de mais de 19.000 árvores, a construção de cerca de 10 charcos para a vida selvagem, a realização de mais de 200 atividades de educação ambiental para o público em geral e escolas, com o envolvimento coletivo de mais de 10.000 pessoas. No âmbito do projeto, cerca de 200 jovens portugueses participaram dos intercâmbios internacionais, em Portugal ou no estrangeiro.

Saiba mais:

Equipa coordenadora – Universidade de Aveiro – Email: imprintplus@ua.pt

imprimir