conteúdos
links
tags
Campus
Ana Bela Martins constituiu a mediateca e foi responsável pela documentação e pela comunicação da UA
Aposenta-se a senhora documentação e comunicação da UA
Ana Bela Martins planta, com ajuda o Reitor, um carvalho em sua homenagem
Foram muitos os colegas que marcaram presença no momento surpresa preparado para a técnica superior e dirigente responsável pelos Serviços de Documentação da UA, mas que, noutros tempos, constituiu a Mediateca e chefiou os serviços de comunicação, na altura Serviços de Relações Externas. Após 43 anos de trabalho ao serviço da UA, quase a idade da instituição, Ana Bela Martins aposenta-se da casa onde afirma ter sido “muito feliz”.

Tendo feito o seu percurso profissional quase integralmente nesta instituição ao longo dos últimos 43 anos, Ana Bela Martins, diretora dos Serviços de Documentação da UA desde 2007, acompanhou a alteração orgânica de 2009, que integrou nestes serviços a área de arquivo e Museu, passando a designar-se de Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia. Foi impulsionadora da instalação e dinamização do American Corner da UA bem como do acolhimento e desenvolvimento da UA Editora.

O pioneirismo do seu trabalho não se fica por aqui. Ana Bela Martins foi responsável pela constituição da Mediateca da UA, uma biblioteca dedicada às Ciências da Educação, em 1985, que coordenou durante uma década. Neste período em que a UA se assumiu como referência nacional e internacional na área das Ciências da Educação e na Formação de Professores, a responsável pelos serviços da Biblioteca desenvolveu na UA a área da Indexação, tendo coordenado a edição do Thesaurus LINCE: Vocabulário Controlado na área da Educação, que foi reconhecido como um importante instrumento de apoio.

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem um filho e dois netos - parte da família mais próxima também marcou presença no convívio - e um especial gosto por viajar e documentar essas viagens com textos e fotografias. De tal modo, que aceitou a proposta de mostrar a público, pela primeira vez, em novembro, esses testemunhos numa exposição na Biblioteca da UA.

Visivelmente emocionada durante o convívio que marcou o seu último dia em funções, 31 de agosto à tarde, para o qual foi chamada de surpresa, e que contou com a presença do Reitor Paulo Jorge Ferreira, agradeceu a participação no convívio e manifestou a sua gratidão a todos os que a acompanharam na sua atividade profissional ao longo dos 43 anos, em especial a Adelino Calado, primeiro diretor da Biblioteca da UA. Sendo defensora da arborização do campus da UA, o momento surpresa incluiu a plantação de um carvalho, no relvado junto ao seu gabinete, para assinalar este percurso na UA.

imprimir
tags
outras notícias