conteúdos
links
tags
Campus
Empresário "sempre regeu a sua atividade com independência e frontalidade"
UA lamenta a morte de Pedro Queiroz Pereira
Pedro Queiroz Pereira (créditos: The Navigator Company)
O Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Professor Doutor Paulo Jorge Ferreira, e o Presidente do Conselho Geral da UA, Professor Doutor Eduardo Marçal Grilo, apresentam as suas sentidas condolências à família do empresário Pedro Queiroz Pereira, presidente do conselho de administração e principal acionista do grupo SEMAPA, e das suas associadas The Navigator Company e cimenteira Secil.

A UA enaltece os valores daquele que era considerado um dos maiores industriais portugueses e que sempre regeu a sua atividade com independência e frontalidade, destacando-se o forte envolvimento com a comunidade.

Em 2004 Pedro Queiroz Pereira assumiu a liderança da The Navigator Company (ex-Portucel) empresa com a qual a UA mantém uma parceria estratégica de longa data nos domínios da investigação e desenvolvimento e da formação avançada, nomeadamente através do Instituto RAIZ, entidade participada pela Navigator, e de que a Universidade de Aveiro é associada.

Destaca-se se nesta parceria o maior e mais recente projeto de investigação, universidade-empresa no domínio dos produtos florestais, o InPaCTus – Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto.

O consórcio deste projecto é constituído pela Navigator Paper Figueira, Navigator Pulp Cacia, o Instituto RAIZ- Instituto de Investigação da Floresta e Papel, UA e Universidade de Coimbra, em parceria com entidades do sistema científico e tecnológico, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, como a Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Técnico de Lisboa, o Fraunhofer Institute, o INL e o RISE Institute Innventia. O projeto, que conta um investimento superior a 14 milhões de euros, prevê a criação de 'spin-offs' e empresas de base tecnológica no domínio das biorrefinarias de base florestal e o desenvolvimento de produtos inovadores de natureza exportável, na área da pasta e papel.

Deixa-nos prematuramente um empresário de referência, que sempre acreditou no seu país, nos seus recursos e no desenvolvimento económico e social sustentável, assente na inovação e no conhecimento.

imprimir