conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 20 de agosto até 7 de setembro de 2018
Bolsa de Investigação para mestres no âmbito do projeto “TAMAZ3D"
Encontra-se aberto concurso, de 20 de agosto a 7 de setembro, para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestres em Engenharia Mecânica, no âmbito do projeto de IC&DT designado “TAMAZ3D – Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte à decisão para Manufaturação Aditiva de Estruturas 3-D de Alumina-Zircónia”, com a referência POCI-01-0145-FEDER-030493, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P (FCT, I.P.) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de IC&DT designado “TAMAZ3D – Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte à decisão para Manufaturação Aditiva de Estruturas 3-D de Alumina-Zircónia”, com a referência POCI-01-0145-FEDER-030493, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P (FCT, I.P.) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão ser possuidores do grau de Mestre na área de Engenharia Mecânica ou áreas afins, e demonstrar experiência de investigação comprovada em modelação do comportamento mecânico dos materiais ou em caraterização do comportamento mecânico dos materiais, ou possuir ainda conhecimentos comprovados em manufaturação aditiva de componentes cerâmicos. Procura-se um candidato dinâmico e altamente motivado, com experiência comprovada em investigação científica relevante para o projeto e motivação para obtenção do grau de doutor.

Plano de trabalhos: O principal objetivo desta bolsa de investigação é o desenvolvimento de componentes cerâmicos técnicos à base de alumina-zircónia por manufaturação aditiva e respetiva caracterização do comportamento mecânico. O plano de trabalhos insere-se num projeto de investigação mais abrangente e esta posição poderá permitir ao candidato que, após o período total do contrato, o trabalho de investigação desenvolvido seja conducente à obtenção do grau de doutor.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no DEM – Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Prof. Doutor Joaquim Alexandre Mendes de Pinho da Cruz, em colaboração com o DEMaC – Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Susana Maria Henriques Olhero, e o IEETA – Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Sónia Cristina Alexandre Gouveia."

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação até ao período máximo de 36 meses, com início previsto para outubro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

  • Avaliação curricular 50%;

  • Experiência laboratorial relevante para o plano de trabalhos 50%.

Caso o júri considere necessário, poderá recorrer a entrevista dos 3 melhores candidatos, passando a avaliação a ser efetuada com os critérios anteriores a valerem 70% e a entrevista 30%.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por: Presidente: Prof. Doutor Joaquim Alexandre Mendes de Pinho da Cruz, Professor Auxiliar, Vogais: Doutora Susana Maria Henriques Olhero, Equiparado a Investigador Auxiliar, e Prof. Doutor Pedro Alexandre de Almeida do Vale Antunes, Professor Auxiliar Convidado, e Vogal Suplente: Prof.ª Doutora Sónia Cristina Alexandre Gouveia, Professora Auxiliar Convidada.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados do processo de seleção serão publicitados através do envio da lista ordenada por correio eletrónico, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de agosto a 07 de setembro de 2018.

 Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;

  • Curriculum vitae, datado e assinado;

  • Cópia simples do(s) certificado(s) de habilitações detalhados;

  • Cópia simples do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Outros documentos que considerem relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado neste edital, indicando no assunto a referencia “TAMAZ3D – POCI-01-0145-FEDER-030493”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Professor J. Alexandre Cruz (jpc@ua.pt)

imprimir
tags
outras notícias