conteúdos
links
tags
Campus
Iniciativa promovida pela Apis Technology, empresa criada por antigos alunos da UA
Adote uma colmeia e devolva as abelhas a Pedrógão Grande
Campanha
A Apis Technology, empresa instalada na UA Incubator e criada pelos antigos alunos da UA Miguel Bento e Joel Oliveira, lançou uma campanha nacional com o nome "Adote uma Colmeia", com o objetivo de criar um fundo para ajudar os apicultores com alimento artificial e sementes. A campanha termina a 9 de setembro.

Para além de afetar vários outros domínios do território, os incêndios têm grande impacto no setor apícola. O impacto dos incêndios de 2017 e o de 2018, em Monchique, tem-se feito notar no ecossistema essencial a várias atividades, nomeadamente a apicultura, com a destruição de dezenas de colmeias e de pasto fundamental para a alimentação e desenvolvimento das abelhas. Muitos apicultores perderam efetivos e pasto, colocando em causa a sua atividade.

Com a campanha "Adote uma Colmeia", a APiS Technology, em colaboração com a Câmara Municipal de Pedrógão Grande, a Lousamel, a Federação Nacional dos Apicultores Portugueses (FNAP), a HiFarmax, a Germisem, a TimberBee, a Apimel e a BeeRural, convida os cidadãos a adotar uma colmeia num novo apiário instalado em Pedrógão Grande, uma zona fortemente afetada pelos incêndios de 2017. 

Como contrapartida, os participantes da campanha poderão colocar o seu nome numa colmeia a instalar, a partir de outubro, nesse novo apiário, vigiado, monitorizado e gerido por um profissional contratado, e acompanhar o seu desenvolvimento mensalmente a partir da plataforma da APiS Technology. 

O valor conseguido com esta iniciativa será convertido, de imediato, num fundo que poderá ser ativado por apicultores afetados pelos incêndios, no sentido de providenciar alimento artificial e sementes.

Os interessados podem fazer o seu donativo até 9 de setembro em http://www.adoteumacolmeia.pt

A Apis Technology dedica-se ao desenvolvimento e comercialização de produtos e de sistemas de gestão inteligente para apicultura que aumentam a produtividade, diminuem os riscos e monitorizam e reportam indicadores de atividade no ecossistema. Instalada na UA Incubator, esta empresa foi criada em 2012, por dois antigos alunos da UA, Miguel Bento e Joel Oliveira, dos cursos de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Gestão e Design de Produto e Tecnologia.

Em 2013 foi um dos vencedores do concurso "Emprende +", na tipologia Empreendedorismo de Base Regional, tendo sido responsável pela desenvolvimento, em 2015, de uma colmeia inteligente, uma tecnologia que permite vigiar colmeias através do telemóvel. O equipamento e o software de gestão agilizam todo o processo de produção de mel e permitem aos apicultores amealhar tempo e dinheiro e aumentar a produção. Em fevereiro deste ano, recebeu o prémio de produto mais inovador pela Associação Nacional de Apicultura Espanhol.

Acompanhe a sua atividade na página do facebook.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias