conteúdos
links
tags
Bolsas
No âmbito do consórcio entre a empresa Composite Solutions, Lda e a Universidade de Aveiro denominado “SeaAI"
Bolsa de Investigação para mestres em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica e afins
Encontra-se aberto concurso, de 10 de agosto a 10 de setembro, para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do consórcio entre a empresa Composite Solutions, Lda e a Universidade de Aveiro denominado “SeaAI - Sistema de Enrolamento Filamentar Assistido por Braço Robótico e Visão com Inteligência Artificial”, Referencia FA_02_2017_011, financiado através do Programa Fundo Azul.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do consórcio entre a empresa Composite Solutions, Lda e a Universidade de Aveiro denominado “SeaAI - Sistema de Enrolamento Filamentar Assistido por Braço Robótico e Visão com Inteligência Artificial”, Referencia FA_02_2017_011, financiado através do Programa Fundo Azul, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica ou afins.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Mestre em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica, Eletrotécnica ou afim. São fatores essenciais: experiência ou conhecimentos demonstrados em visão artificial, e conhecimentos aplicados de programação (C, C++, Python); são fatores preferenciais deter conhecimentos de ROS e ambientes Linux, domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa, capacidade de comunicação/espírito de equipa e atuação pró-ativa.

Plano de trabalhos: O trabalho enquadra-se nas tarefas ligadas à definição e utilização dos sistemas de visão para identificar a posição de fibras no processo de enrolamento, mais precisamente no desenvolvimento das seguintes sub-tarefas:

  • Estudos Preliminares: Recolha das tipologias de problemas conforme indicado pela empresa, incluindo exemplos de bons e maus alinhamentos. Identificação e categorização do que são exemplares de resultados corretos e incorretos do processo de fibragem.

  • Especificação das tecnologias:

    1. Seleção dos sistemas de iluminação: com base nas condições de iluminação ambiente e da natureza do problema, selecionar a tipologia de iluminação (difusa, direcional, estruturada, etc.) que facilite a captura de imagem onde seja possível discriminar as regiões a segmentar na imagem.

    2. Seleção dos equipamentos de captura e processamento de imagem: escolha da câmara ou câmaras adequadas ao processo, incluindo as lentes, unidades computacionais e software de visão artificial.

  • Engenharia do sistema de visão: Parametrização dos sistemas de iluminação e de aquisição de imagem; recolha de imagens sob diferentes condições de iluminação e das diversas fases do processo para definir os parâmetros de deteção e identificação da posição das fibras na imagem; desenvolvimento de uma interface de utilizador para permitir fazer ajustes interativos dos parâmetros de processamento de imagem; desenvolvimento de programas para deteção e classificação das fibras e do seu posicionamento relativo; desenvolvimento de um programa para a obtenção e armazenamento de um número significativo de exemplos de imagens de fibras para testar técnicas de classificação com inteligência artificial.

Instalação da unidade de IA: Aquisição, instalação e configuração da unidade de computação baseada em GPUs para realizar testes usando técnicas de inteligência artificial, nomeadamente com Deep Learning.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Vítor Manuel Ferreira dos Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com inicio previsto em outubro de 2018, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: O método de seleção será baseado na avaliação curricular (70%) e entrevista (30%). A entrevista pode ser dispensada se o júri entender que ela não acrescentará elementos relevantes à seleção, e será restringida aos três candidatos com melhor pontuação na avaliação curricular.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos, Professor Associado com Agregação; Vogais: Doutor Miguel Armando Riem de Oliveira, Professor Auxiliar e Doutor Jorge Augusto Fernandes Ferreira, Professor Auxiliar; Vogal Suplente: Doutor Jorge Manuel Soares de Almeida, Professor Auxiliar Convidado.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do hall de entrada do DEM, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de agosto a 10 de setembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae datado e assinado;

  • Fotocópia simples do documento de identificação/passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;

  • Fotocópia simples do documento comprovativo de graus académicos;

  • Outros documentos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado neste edital, indicando no assunto a referência “SEAAI – FA-02-2017-011”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Professor Doutor Vítor Manuel Ferreira dos Santos (vitor@ua.pt).

imprimir
tags
outras notícias