conteúdos
links
tags
Desporto
Competição traz para a UA resultados históricos
Atletas da AAUAv brilham nos Jogos Europeus Universitários 2018
Craques da UA estiveram em grande nos Campeonatos Europeus
Após um histórico resultado na primeira semana dos Jogos Europeus Universitários 2018, com um 4º lugar conquistado pelas atletas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) de basquetebol 3x3, tempo para as equipas de Basquetebol Masculino, de Futebol de 7 Feminino e Judo da Academia de Aveiro marcarem presença nos Jogos, na segunda semana de competição, concorrendo entre os melhores atletas da europa da sua modalidade.

“Terminámos como começámos! Excelente prestação das equipas de Basquetebol Masculino e Futebol de 7 Feminino que atingiram resultados históricos, nestes jogos europeus universitários. O judo infelizmente sucumbiu nas primeiras eliminatórias, no entanto, teve uma prestação de louvar face ao nível competitivo que estava em causa. Muitos parabéns a toda a comitiva que esteve na participação da Academia Aveirense", congratula-se Xavier Vieira, presidente da AAUAv.  

Dia 22 de junho o Basquetebol Masculino iniciou a sua campanha, defrontando a equipa University of Munster da Alemanha, vencendo o jogo por 59-37, fazendo história no que toca a vitórias desta modalidade em competições Europeias. No entanto no dia seguinte a sorte não foi a mesma, e a equipa saiu derrotada frente à Tallinn University of Technology da Estónia, por 53-81.

No dia 25 o jogo foi disputado contra a equipa University of Nis da Sérvia, onde novamente o resultado não foi favorável face à prestação dos atletas, obtendo a derrota por 59-76.

Terminada a fase de grupos, a equipa lutava pelo 9º lugar, obtendo uma vitória conseguida nos últimos segundos frente à Jagiellonian University da Polónia, por 68-66, mas perdendo com a equipa austríaca da University of Vienna, por 49-76, e com a equipa alemã da University of Munster. Dessa feita, alcança a melhor classificação de sempre, acabando no 12º Lugar.

A equipa de Futebol de 7 Feminino iniciou a competição no dia 23 frente às austríacas da University of Viena, estando as equipas empatadas na grande maioria do jogo, perdendo nos minutos finais por 2-4.

No dia 24, frente às vice-campeãs europeias da modalidade, a University of Valencia. O jogo sucedeu-se semelhante ao anterior onde a equipa saiu derrotada na segunda parte por 2-4.

Na luta pelo 9º lugar, ocorreram 3 embates. Frente às Norueguesas da Sogn og Fjordane University College, depois de um jogo brilhante pelas nossas atletas, quer ao ataque assim como na defesa, a equipa venceu por 6-0. Seguiram com um empate a 3 bolas com a Universidade de Coimbra, mas terminaram em beleza com uma vitória por 7-2 contra a equipa holandesa da Radboud University Nijmegen, acabando por assegurar o 9º lugar, memorável para o futebol feminino da AAUAv

Quanto aos nossos judocas, Emanuel Martins, atleta da categoria -60kg, entrou no tapete dia 24. Com algum azar no sorteio, perdeu o primeiro combate com o atleta espanhol que mais tarde se iria tornar campeão europeu universitário. Posteriormente foi repescado, lutando com o judoca francês. O combate correu melhor, no entanto terminou da mesma forma, eliminando o Emanuel da Competição, com uma prestação bastante digna.

Tiago Amaral, judoca da Universidade de Aveiro, na categoria -90kg, teve mais dificuldades, competindo numa categoria a cima do que é o seu hábito. Acabou por perder os dois combates, com atletas da Bielorússia e Espanha.

 

imprimir
tags
outras notícias