conteúdos
links
tags
Campus
Antigo Reitor da UA recebe Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública
Manuel António Assunção homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa
Manuel António Assunção e Marcelo Rebelo de Sousa
O antigo Reitor da Universidade de Aveiro (UA) Manuel António Assunção foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Durante a cerimónia de imposição de condecorações a individualidades que se distinguiram na vida pública portuguesa e que ontem decorreu no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa justificou a homenagem ao antigo Reitor da UA “pelas relevantes e exigentes funções reitorais desenvolvidas com elevado mérito”.

"Um reconhecimento como este é sempre o resultado de um processo complexo, com numerosas variáveis e que se prolonga ao longo de muito tempo. Espelha um mérito que é, em grande medida, colectivo, para o qual muita gente concorreu. De fora da UA, com a minha família, e em particular a minha mulher, à cabeça. Não posso deixar de me lembrar dos meus saudosos pais e dos seus sonhos; e dos meus avós, alguns dos quais tanto me marcaram", lembrou Manuel António Assunção. E sem esquecer "gente de dentro da UA, onde se distinguem aqueles que mais de perto colaboram comigo e os que mais intensamente me apoiaram, amigos e colaboradores a quem muito agradeço. Esta condecoração traduz, ainda, o valor da UA; e se me foi atribuída muito o devo a ela. Distingue-me a mim, mas honra a nossa Universidade e aqueles que com ela se importam".

Reitor da UA entre fevereiro de 2010 e maio de 2018, Manuel António Assunção nasceu em Sousel, em 1952. É doutorado em Física pela Universidade de Warwick, Reino Unido, e professor catedrático no Departamento de Física da UA.

imprimir
tags