conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 23 de Agosto de 2018
Bolsa de investigação para mestres em Química ou Bioquímica
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação – Mestre no âmbito do projeto / Laboratório associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, CTM/50011 (Ref. Compete:POCI-01-0145-FEDER-007679), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização), no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Requisitos de Admissão: Serão admitidos a concurso o(a) candidato(a) com Mestrado em Química ou Bioquímica ou áreas afins, com média aritmética final simples (Licenciatura + Mestrado ou Mestrado Integrado) igual ou superior a 16 valores. Será dada preferência, embora não obrigatória, a candidatos com experiência prévia na caracterização de materiais por técnicas de estado sólido (e.g., RMN de estado sólido, microscopia electrónica, espectroscopia vibracional ou difracção de raio-X).

 Plano de Trabalhos: O plano de trabalhos focar-se-á em três tarefas:

(i) preparação de novas redes metalo-orgânicas (MOFs) ou polímeros de coordenação (CPs) com bifosfonatos para aplicação em regeneração óssea;

(ii) caracterização estrutural destes materiais por técnicas de difracção de raio-X (pós e monocristal), espectroscopia vibracional e microscopia electrónica;

(iii) desenvolvimento de novos sistemas de “drug delivery” dos novos materiais para actuação no osso.

Pretende-se com este trabalho aumentar o efeito terapêutico dos bifosfonatos combinando-os com metais necessários no nosso organismo (nomeadamente cálcio e magnésio), reduzindo ao mesmo tempo os efeitos secundários que advêm da administração oral e por IV.

 Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

 Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Filipe A. Almeida Paz.

 Duração da bolsa: A bolsa terá duração até 31-12-2018, com início previsto em Setembro de 2018, eventualmente renovável por períodos de 3 meses até completar um ano.

 Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento das bolsas é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

CV académico (70 pts), formação complementar relevante (15 pts), experiência relevante (15 pts).

Caso o júri não se considere apto a decidir utilizando os critérios descritos, poderá optar por realizar Entrevista aos candidatos admitidos que considere necessários, por ordem de seriação, sendo que esta terá a valoração adicional de 10 pts.

 A seriação dos candidatos admitidos ao concurso resultará de uma apreciação do mérito do Curriculum Vitae (90%) e da sua adequação ao trabalho a realizar (10%). O júri poderá realizar entrevistas a um candidato pré-selecionado, para aferir a solidez do CV e definir a seriação final.

 Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri: Doutor Filipe A. Almeida Paz (Investigador Principal da Universidade de Aveiro).

Vogais efetivos: Professor Doutor João Rocha (Director CICECO) e Doutor Leandro Lourenço (Cientista Convidado da Universidade de Aveiro).

 Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do(a) Complexo de Laboratórios Tecnológicos/CICECO sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail. O júri reserva-se o direito de não selecionar qualquer candidato, se concordar que nenhum dos candidatos possui o perfil exigido.

 Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a  24 de Agosto de 2018.

 Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de Apresentação, Curriculum Vitae, certificados de habilitações (no caso de candidatos não nacionais, a obtenção do grau deve estar de acordo com a Portaria N.º 227/2017 de 25 Julho) e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente por correio electrónico para filipe.paz@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias