conteúdos
links
tags
Campus
Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior de 2018 decorre de 18 de julho a 7 de agosto
UA tem 2222 vagas no acesso ao Ensino Superior
A Universidade de Aveiro (UA) tem 2222 vagas disponíveis para o Concurso Geral de Acesso ao Ensino Superior de 2018, cujo prazo de candidatura à primeira fase termina hoje, 7 de agosto. Ao todo a UA tem à escolha dos candidatos 51 cursos, entre licenciaturas e mestrados integrados.

Com mais 108 vagas em relação ao último ano, o aumento tem uma razão de ser. “A UA respondeu positivamente à proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que permitia à UA aumentar em 5 por cento o número de vagas de acesso ao ensino superior para 2018/2019, o que se traduz num acréscimo de 108 novas vagas (relativamente ao ano passado) num total de 2222 lugares. Contudo, dos 51 cursos que serão abertos no próximo ano letivo, apenas 30 aumentarão o número de vagas”, explica Jorge Adelino Costa, Vice-reitor da UA para o Ensino e a Formação.

“Não obstante se tratar de um aumento reduzido, esta decisão teve naturalmente em conta os recursos disponíveis na UA para continuar a manter uma oferta qualificada. Os critérios utilizados para o aumento de vagas em determinados cursos incidiram sobre a sua atratividade, as taxas de empregabilidade e as áreas consideradas de interesse estratégico”, aponta Jorge Adelino Costa.

Engenharia Mecânica, com um total de 101 vagas, Biologia (98) e as engenharias de Computadores e Telemática (83) e Electrónica e Telecomunicações (83) são os cursos do ensino superior universitário da UA com mais vagas disponíveis.

Já no ensino superior politécnico o curso com mais vagas volta a ser o de Enfermagem (82), na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Nessa escola politécnica da UA, em número de vagas, segue-se o curso de Fisioterapia com 40.

Na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia da Produção Aveiro-Norte, aumentam as vagas em ambos os cursos: a Licenciatura em Design de Produto e Tecnologia passa de 34 para 37 e a Licenciatura em Tecnologia e Sistemas de Produção passa de 20 para 25.

Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda há um aumento de vagas em Tecnologias da Informação (25) e em Engenharia Electrotécnica (24).

No Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, a lista dos cursos com mais vagas continua a ser liderada pelo de Contabilidade, com 78 vagas, seguido do de Marketing, com 33 vagas.

Como realizar a candidatura ao Ensino Superior

Os candidatos devem realizar as suas candidaturas através do site da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), em https://www.dges.gov.pt/online. Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior serão divulgados no dia 10 de setembro.

Todas as informações sobre os cursos da UA podem ser obtidas em http://www.ua.pt/ensino.

imprimir
tags