conteúdos
links
tags
Investigação
UA é entidade parceira do projeto
Projeto NanoFASE avalia ciclo de vida de nanomateiais nos diferentes ambientes
O Projeto NanoFASE estuda impactes dos nanomateriais no ambiente
O projeto NanoFASE avalia o ciclo de vida de nanomateriais, mostrando como poderão ser transformados em diferentes ambientes, tais como sistemas terrestres e aquáticos ou ainda em organismos vivos. Um dos principais desafios do projeto Europeu HORIZONTE2020 NanoFASE é relacionar os resultados de técnicas e protocolos simples e robustos em laboratório com o que é provável acontecer nos sistemas complexos no nosso ambiente. O projeto NanoFASE preenche essa lacuna com experiências em mesocosmos que simulam o sistema edáfico e os sistemas aquáticos dulçaquícolas.

Estas experiências com mesocosmos são trabalhosas, exigindo abordagens multidisciplinares com o potencial de identificar interações importantes entre o nanomaterial, o meio físico, seja solo, sedimento ou água, e os organismos que habitam nesses sistemas.

A Universidade de Aveiro, entidade parceira do projeto NanoFASE e responsável pelo trabalho experimental nos mesocosmos, produziu um vídeo destinado a um público amplo, no qual Susana Loureiro, professora e investigadora no Departamento de Biologia & CESAM, explica como e porquê são conduzidas este tipo de experiências.

O vídeo do projeto NanoFASE inclui fotografias de close-up de diferentes sistemas ecológicos e organismos, filmadas por Joaquim Pedro Ferreira, investigador do Departamento de Biologia & CESAM. O vídeo foi apresentado no encontro anual “Encontro Ciência 2018”, que decorreu de 2 a 4 de julho, em Lisboa.

Mais informações no vídeo: http://nanofase.eu/media/center/488

imprimir
tags
outras notícias