conteúdos
links
tags
Campus
Projeto tem por objetivo implementar um Sistema de Gestão Ambiental
UA acolhe reunião da Rede Columbus
Rede Columbus reuniu-se na UA
A Universidade de Aveiro acolheu, a 3 de julho, uma reunião de trabalho no âmbito da Rede Columbus, um projeto de cooperação internacional, que visa discutir questões relacionadas com a sustentabilidade e ambiente. Para além da UA integram esta rede o ISCTE (Portugal) e a Universidade de Gotemburgo (Suécia).

Através deste projeto de cooperação procura-se apoiar a UA na instauração de um sistema de gestão ambiental, segundo a norma ISO 14001 e/ou o EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria) na perspetiva da certificação do sistema.

 Os sistemas de gestão ambiental têm vindo a ser adotados na indústria e nas empresas há cerca de 20 anos e, na última década, têm vindo a ser também adotados pelas instituições ensino e investigação, na medida em que integram preocupações ambientais, de forma sistemática, na investigação, educação, divulgação e operações várias. O texto de apresentação do projeto de parceria explica ainda que, dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, estabelecidos pela ONU em 2015, consta: “Em 2030, assegurar que todos os líderes adquiriram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo, entre outros, pelas vias da educação para a sustentabilidade e dos estilos de vida sustentáveis”. Como a educação tem um papel chave para um futuro sustentável, as universidades são desafiadas a assumir a liderança nas questões de sustentabilidade. 

Recorde-se que a UA constituiu um Grupo de Missão para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivos criar e desenvolver um conjunto de processos articulados num Sistema de Gestão Ambiental. 

Mais informações sobre a Política de Ambiente e Segurança da UA: http://www.ua.pt/campusmaissustentavel/entrada

imprimir
tags
outras notícias