conteúdos
links
tags
Campus
A decorrer de 8 a 20 de julho
Academia de Verão 2018 desperta vocação solidária
Academia Solidária
A Academia de Verão da UA não se resume apenas a programas científicos, culturais, desportivos e de lazer. Participar na Academia de Verão é também um desafio ao espírito solidário dos futuros universitários. Todos os participantes são convidados a contribuir com bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene para entregar, este ano, à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Aveiro (APPACDM).

Para a direcção da APPACDM de Aveiro, "iniciativas como a academia solidária, realizada no âmbito da Academia de Verão da Universidade de Aveiro, são de extrema importância, pelo que, desde já, expressamos os nossos sinceros agradecimentos pelo facto de nos terem escolhido, como entidade beneficiária da recolha de bens". 

Tendo em consideração que a Academia de Verão é uma iniciativa dirigida a jovens e adolescentes, esta parceria tem para esta Associação uma motivação acrescida. "É evidente que todos os donativos são ajudas preciosas para o funcionamento da Instituição, mas o que mais nos agrada e motiva é o facto de podermos estar junto da comunidade, mostrando-nos e apresentando todo o trabalho que desenvolvemos com e em prol das pessoas com deficiência e suas famílias. Neste caso em particular, em que os participantes da Academia de Verão são adolescentes e jovens, a APPACDM de Aveiro tem uma motivação acrescida, dado que consideramos que são um público em quem vale a pena investir.  Acreditamos  que são eles os reais motores de mudança, de desmistificação e de efectiva inclusão das pessoas que apoiamos!”

APPACDM de Aveiro encontra-se em funcionamento desde 1986 e acompanha atualmente cerca de 100 pessoas, distribuídas por várias respostas sociais (como Centros de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e Formação Profissional).

Tanto os participantes da Academia de verão como toda a comunidade académica estão convidados a contribuir para esta causa, oferecendo os seguintes materiais:

  • bens alimentares não perecíveis como arroz, massas, farinhas, bolachas, feijão, conservas, cereais, leite, óleo, azeite, etc.

  • produtos de higiene como champôs, gel de banho, sabonetes, escovas e pastas de dentes, giletes e espuma para barba, papel higiénico, entre outros.

Os produtos podem ser entregues aos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da UA.

Em todas as edições, a Academia de Verão tem procurado estimular a vocação solidária dos seus participantes, prestando um pequeno contributo a várias instituições de solidariedade social, fundamentais no apoio à inclusão, na prestação de cuidados primários a grupos de risco e a quem a elas recorre.

A AMI, a Cruz Vermelha, o Refúgio Aboim Ascensão, a Fundação do Gil, a Comunidade Vida e Paz, o Centro de Acolhimento Infantil de Aveiro, a Acreditar, a Obra da Criança de Ílhavo, a Cáritas Diocesana de Aveiro, a Fundação Realizar um Desejo, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e a Casa da Criança de Sangalhos são apenas algumas das entidades que a Academia de Verão Solidária têm auxiliado com as contribuições simbólicas dos seus participantes.

imprimir
tags
veja também