conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 2 de Julho de 2018
Bolsa de Investigação para Mestres em Química, Biotecnologia, Bioquímica e áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa Investigação mestre no âmbito do projecto de I&D NANOBIOINKS- Engenharia de nanofibras de origem biológica para o desenvolvimento de biotintas nanoestruturadas de elevada performance para bio-impressão 3-D, CENTRO-01-0145-FEDER-031289, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional do Centro e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições:

Área Científica: Química dos Materiais e Biotecnologia

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Química, Biotecnologia, Bioquímica e áreas afins. Será dada preferência aos candidatos com experiência na preparação e caracterização de materiais biopoliméricos para aplicação na área biomédica.

 

Plano de trabalhos: Pretende-se com esta bolsa que o candidato admitido venha a desenvolver actividade de investigação nos seguintes tópicos: i) produção de nanofibrilas de celulose e proteínas; ii) formulação de biotintas (nomeadamente, hidrogéis e micro-veículos nanoestruturados), optimização dos parâmetros de bioimpressão usando as biotintas desenvolvidas; e iv) caracterização detalhada de todos os materiais, biotintas e análogos de tecido produzidos ao longo do projecto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Departamento de Biologia e Escola Superior Aveiro Norte, sob a orientação científica da Doutora Carmen Freire, da Doutora Helena Oliveira e do Prof. José Martinho Oliveira.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em Julho de 2018, eventualmente renovável até à data final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes, com a respectiva valoração: classificação de licenciatura (10%), classificação de mestrado (20%), adequação do mestrado (20%), publicações relevantes (20%). Experiência laboratorial na produção e caracterização de materiais biopoliméricos e em bioimpressão (30).

 

Composição do Júri de Selecção: Doutora Carmen Freire (CICECO/UA) enquanto presidente do júri e doutora Helena Oliveira (CICECO/UA) e Prof. Doutor José Martinho Oliveira (CICECO/UA) enquanto vogais efetivos; e, enquanto suplente, Prof. Doutor Armando Silvestre (CIUCECO/UA)

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por ordem decrescente de classificação, afixada em local visível e público do CiCECO, sendo todos os candidatos notificados por e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de Junho a 02 de Julho, 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, publicações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico ao cuidado da Doutora Carmen Freire (cfreire@ua.pt).

imprimir
tags
outras notícias