conteúdos
links
tags
Campus
Empregabilidade total em empresas nacionais e internacionais de renome
Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações renova-se para enfrentar o futuro
MIEET traz empreendedorismo e a vivência empresarial para a sala de aula
O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro reformulou recentemente o seu Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (MIEET). O curso que revolucionou o ensino das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica em Portugal desde 1978, volta a dar um passo em frente nesta nova remodelação, apostando num novo paradigma de ensino que traz o empreendedorismo e a vivência empresarial para a sala de aula.

Este novo formato do curso, que já hoje apresenta uma empregabilidade total em empresas nacionais e internacionais de renome, visa aproximar os estudantes da vida profissional, recorrendo a conceitos inovadores de empreendedorismo na sala de aula e ao desenvolvimento de competências transversais e Soft Skills.

Nas disciplinas de Projeto em Engenharia Eletrotécnica e Projeto Industrial, no 3º e 4º ano,  os alunos têm agora o aliciante de simular a criação da sua própria empresa, com nome e logótipo. A equipa de cada empresa cria a sua própria estrutura, exercendo os alunos desde logo as funções empresariais necessárias, como CTO (Chief Technology Officer), gestor de marketing ou gestores de produto.

descrição para leitores de ecrã
Novo formato do curso, que tem hoje uma empregabilidade total, quer aproximar ainda mais os estudantes da vida profissional

A missão de cada empresa consiste em desenvolver uma ideia na área das TICE, um processo que vai desde a definição do conceito, passando pela execução física de um protótipo, até ao desenvolvimento do plano de negócios e desenho do produto, recorrendo a ferramentas que do Marketing à Engenharia. Desta forma, os alunos são imersos num ambiente em que recorrem com naturalidade a conceitos e estratégias que utilizarão na sua vida futura de engenharia nas suas múltiplas dimensões. Além de aguçar o engenho, esta abordagem desenvolve uma salutar competição entre as diferentes equipas.

O resultado deste trabalho pode depois ser visto num evento students@det e teachers@deti, que se realiza no final do ano e onde alunos e docentes apresentam publicamente o seu trabalho.

 

Mais informação em https://www.ua.pt/deti/

imprimir
tags
outras notícias