conteúdos
links
tags
Campus
UA no Portugal Economia Social – Encontro do Empreendedorismo e Inovação na Economia Social
UA marca presença no evento Portugal Economia Social
As bicicletas de classe mundial da ESTGA
A Universidade de Aveiro (UA) marcará presença no Portugal Economia Social – Encontro do Empreendedorismo e Inovação na Economia Social, através da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC) e da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, no Centro Congressos de Lisboa, dias 23 e 24 de maio.

Esta participação pretende dar a conhecer a aposta na transferência de conhecimento para o mundo empresarial via projeto integra@tec. Mais concretamente, divulgar a transferência de competências integradas e geradoras de inovação empresarial na Região Centro e a sua aposta na investigação desenvolvida nas áreas da bicicleta e mobilidade suave, com incidência no seu valor económico e aplicações para cidades, regiões, campus, educação, saúde, desporto, turismo, lazer, energia e ambiente.

O projeto integra@tec reúne uma equipa multidisciplinar de 42 docentes, investigadores e técnicos da UA visando potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades. O seu objetivo é fomentar a inovação e a endogeneização dos resultados de I&D existentes, através da integração de conhecimentos e tecnologias, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”.

As atividades previstas incluem, por exemplo, o acesso das entidades interessadas a seminários de inovação empresarial e a atividades de demonstração, estas últimas tendo como foco duas cadeias de valor, base dos projetos demonstradores integrados. Este esforço é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No stand da UA poderá também conhecer mais sobre a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA que tem por objetivo a transferência de conhecimento e tecnologia sobre a bicicleta e a mobilidade suave para atores do setor empresarial, autarquias e organizações da sociedade civil, visando a inovação e o aumento da competitividade, a melhoria do ambiente, e a qualificação do território e da vida dos cidadãos e comunidades. A plataforma procura ainda promover a transformação bike-friendly das cidades, do território e da mobilidade, apoiar a criação de novos produtos e serviços, estimulando o desenvolvimento de uma fileira económica da bicicleta, e produzir reflexão crítica sobre o território, a sociedade, a mobilidade e os modos de deslocação suave.

Portugal Economia Social é um evento multidisciplinar que procura, não só mostrar e estimular o potencial, o empreendedorismo e a inovação no setor da economia social, mas também estimular o potencial das organizações e financiadores, por forma a gerar oportunidades que favoreçam a interação, o encontro e o debate, se fomente o desenvolvimento de projetos e se promova o emprego e a criação de riqueza em prol do desenvolvimento socioeconómico do país.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias