conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 14 a 25 de maio
Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto/instituição de I&D Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, (UID/CED/00194/2013), com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Informática ou Novas Tecnologias da Comunicação (ou áreas afins).

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau académico de Licenciado. A área da Licenciatura deverá ser a de Engenharia Informática, Novas Tecnologias da Comunicação (ou áreas afins).

São fatores preferenciais conhecimentos nas áreas de programação para sistemas móveis (Android), realidade virtual e aumentada (unity), e programação Web.

Plano de trabalhos: A bolsa insere-se no âmbito do desenvolvimento do plano de disseminação e transferência de conhecimento para promover o envolvimento da comunidade no trabalho realizado no CIDTFF. As tarefas a desenvolver são:

- Análise de aplicações móveis já desenvolvidas;

- Levantamento de REA (Recursos Educativos Abertos) dispersos para utilização e adaptação para os jogos educativos digitais a criar, contribuindo para a construção de um arquivo;

- Desenvolver uma aplicação móvel interativa utilizando realidade aumentada;

- Colaborar no desenvolvimento de guiões didáticos digitais da aplicação móvel, sob a forma de jogo digital;

- Teste junto de públicos diversos, e respetiva melhoria de protótipos em sucessivas fases de desenvolvimento.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Conteúdos Digitais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Lúcia Pombo, da Doutora Ana Raquel Simões e do Doutor António Moreira.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5,5 meses, com início previsto em junho de 2018, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular (50%) e entrevista aos 3 candidatos com melhor classificação (50%).

 

Composição do Júri de Seleção:

Doutora Lúcia Pombo Bolseira Cientista Convidada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Presidente)

Doutora Ana Raquel Simões – Prof. Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (1º vogal)

Doutor António Moreira Prof. Associado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (2º vogal)

Doutor Joaquim Madeira Prof. Auxiliar do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (3º vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por classificação final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e no site do CIDTFF, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 25/05/2018.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio do Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, em Bolseiros/Modelo de Candidatura, acompanhada dos seguintes documentos: carta de intenção, curriculum vitae detalhado (com comprovativo de todas as competências indicadas e dados constantes no documento de identificação) e fotocópia do certificado de habilitações. Deverão ainda incluir 2 cartas de recomendação com data posterior a este edital em que se apreciem explicitamente, através de conhecimento direto, as competências do candidato expressas nos requisitos gerais de admissão e necessárias para desenvolver as atividades que constam do plano de trabalhos.

 

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período 9h-12h / 14h-16h30min, na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para:

 

Rosa Paula Varela

Departamento de Educação e Psicologia

Universidade de Aveiro

Campus Universitário

3810-193 Aveiro

imprimir