conteúdos
links
tags
Campus
Departamento aposta no estudo do desporto
Antigo internacional brasileiro Ricardo Gomes visita DCSPT
Antigo internacional brasileiro Ricardo Gomes visita DCSPT
No âmbito dos primeiros passos rumo à criação de uma linha de investigação voltada para o estudo do desporto, o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) recebeu a ilustre visita do antigo internacional brasileiro e atual treinador de futebol Ricardo Gomes. À conversa com o ex-defensor de Benfica, Paris Saint-Germain e Fluminense estiveram o diretor do departamento, Carlos Rodrigues, e seus orientandos, Paola Lohmann e Emanuel Leite Jr..

Sob a orientação de Carlos Rodrigues, do DCSPT, Paola Lohmann e Emanuel Leite Jr. têm incidido as suas pesquisas de doutoramento nas áreas dos megaeventos desportivos e os seus impactos no turismo e o plano de desenvolvimento do futebol chinês, sob a perspectiva das políticas públicas e o desporto como instrumento de transformação sócio-cultural e de interesses e estratégias geopolíticas.

Na reunião, Ricardo Gomes partilhou algumas das memórias das suas vivências no mundo do futebol, tendo sido discutidos temas no âmbito do desporto e os seus impactos sociais, económicos e culturais. 

A troca de experiências com o antigo futebolista e atual treinador inserem-se na perspectiva de internacionalização da investigação desenvolvida no DCSPT, nomeadamente nos estudos na área do desporto.

Neste âmbito, nos dias 21 e 22 de junho, o DCSPT promove o seminário internacional “Sport in a Mobile World: Identity, Culture and Politics”, que contará com a presença dos oradores convidados Richard Giulianotti (Loughborough University) e Mark Doidge (University of Brighton). Em setembro o Departamento marca presneça no 3º Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol, que ocorrerá na cidade de São Paulo, no Brasil.

imprimir
tags
outras notícias