conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio entregue no Portuguese Young Chemists Meeting a 15 e 16 de maio
Investigação sobre o sabugueiro vale Menção Honrosa em encontro científico
Ângelo Salvador foi distinguido com uma Menção Honrosa com o trabalho sobre o sabugueiro
O trabalho de investigação "Chemical characterization and biological evaluation of Sambucus nigra L. berries and flowers in view of their valorization", sobre os compostos químicos presentes na baga e na flor de sabugueiro (Sambucus nigra L.), mereceu uma Menção Honrosa do prémio Portuguese Young Chemists Award (PYCA), promovido pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química.

O prémio distingue o trabalho de doutoramento de Ângelo Salvador, atualmente investigador de pós-doutoramento das unidades de investigação Química Orgânica, Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA) e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro. O trabalho foi realizado sob orientação de Sílvia M. Rocha e Armando J. D. Silvestre, investigadores do QOPNA e CICECO, Departamento de Química UA, tendo cooperativa RégieFrutas (Dalvares, Tarouca) fornecido amostras e apoio técnico.

Desde 2012 (inicio do doutoramento) que foram estudados, na UA, diferentes parâmetros indicadores de qualidade da baga e da flor de sabugueiro, tanto de um ponto de vista nutricional como organolético (nomeadamente aroma). Dezenas de compostos com potenciais efeitos benéficos para a saúde humana foram reportados pela primeira vez na baga e flor, cujo perfil foi modulado por parâmetros de pré- e pós-colheita. O efeito antidiabético promovido pela suplementação com extratos de baga de sabugueiro, revelou o seu potencial impacto no controlo, através da dieta, nesta patologia que atualmente afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O Portuguese Young Chemists Award (PYCA) é atribuído pelo GQJ e visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade. O prémio é atribuído de dois em dois anos, destina-se a recém-doutorados com idade até 35 anos e premeia o trabalho desenvolvido durante o doutoramento. Pretende-se que esse trabalho seja colocado num contexto de divulgação científica, de forma a revelar a capacidade do Jovem Investigador em comunicar a relevância do seu trabalho à Sociedade.

O prémio é entregue no Portuguese Young Chemists Meeting, PYCheM, a 15 e 16 de maio de 2018.

Para mais informações: http://gqj.spq.pt/#pyca

imprimir
tags
outras notícias