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Candidaturas 14 a 25 de maio de 2018
Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB – “Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility” para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto INTERREG EUROPE PGI01611 CISMOB – “Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility” para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, cofinanciado pela Universidade de Aveiro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg Europe, nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas de Engenharia / Transportes / Novas Tecnologias da Informação/ Ambiente.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Mecânica, Sistemas Energéticos Sustentáveis, Ciências de Computação, Engenharia de Transportes ou áreas afins.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver centra-se no apoio às atividades do projeto CISMOB. O objetivo central do projeto visa potenciar a utilização de novas tecnologias da comunicação (NTC) para incrementar a eficiência e sustentabilidade associada às infraestruturas de transporte. O presente edital enquadra-se nas atividades relacionadas com uma ação piloto destinada à avaliação das melhores plataformas de suporte à informação em tempo real em sistemas de transporte público. Para tal, será desenvolvido um protótipo incluindo um sistema localização em tempo real e várias plataformas de comunicação da informação para os passageiros. Pretende-se que o candidato selecionado seja responsável pelas diversas tarefas diárias do projeto, onde estão incluídas as seguintes funções:

  • Revisão do estado da arte sobre sistemas de localização e informação em tempo real para transportes públicos, normas e diretivas europeias sobre disponibilização de informação e formatos de disseminação de informação ao passageiro.

  • Colaboração no desenho e disseminação de inquéritos de preferência declarada aos utilizadores de transporte público,

  • Inserção de dados de localização em tempo real em plataformas de gestão de dados da autoridade de transportes do caso de estudo,

  • Colaboração no desenvolvimento de aplicação com alertas e informação em tempo real sobre os serviços de transporte público e suporte de comunicação em diferentes plataformas,

  • Colaboração no desenho, disseminação e análise de inquéritos de preferência revelada sobre as plataformas de informação de tempo real.

  • Participar e colaborar na organização das reuniões e eventos do projeto,

  • Colaborar na disseminação das atividades do projeto incluindo desenvolvimento de artigos científicos sobre o tema.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira e Doutora Eloisa Catarina Monteiro de Figueiredo Amaral e Macedo.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em Maio de 2018, eventualmente renovável

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00 EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:

  • Classificação do mestrado nas áreas científicas do projeto (20%);
  • Número e qualidade de publicações científicas relevantes para o projeto (20%);
  • Demonstração de conhecimentos básicos sobre redes de transportes, sistemas de informação avançados para transportes público, sistemas de informação geográfica, eficiência energética, análise de sustentabilidade ambiental (20%);
  • Experiência prévia em áreas relevantes para o projeto (10%);
  • Boa capacidade oral e escrita da língua inglesa - o candidato deverá escrever uma carta de motivação (uma página no máximo) em língua inglesa sobre as suas capacidades e motivações para participar no projeto (20%);
  • Prémios ou outros fatores relevantes para as atividades propostas (10%)

O júri poderá, se assim o entender, requerer uma entrevista com os candidatos e apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, Investigador de Pós-Doutoramento; Vogais Profª. Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho, Professora Auxiliar e Prof. Doutor José Paulo de Oliveira Santos, Professor Auxiliar; Vogal suplente: Prof. Doutor Fernando José Neto da Silva, Professor Auxiliar.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício enviado em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 25 de Maio  de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;
  • Documento comprovativo dos graus académicos;
  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Carta de motivação em língua inglesa;
  • 1 artigo científico relevante para a área do projeto
  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referencia Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility - NTC”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Jorge Bandeira (jorgebandeira@ua.pt).

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