conteúdos
links
tags
Cultura
A 7 de maio foi assinado protocolo de doação
Património musical da UA é enriquecido com nova doação
Património musical da UA é enriquecido com nova doação (João Pedro Paiva de Oliveira)
Compositor João Pedro Paiva de Oliveira doa à UA parte do seu acervo musical pessoal, que se reveste da maior importância para o estudo do panorama musical português do final do século XX e também do presente século.

Os Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro são já detentores de vários acervos musicais de compositores e musicológos portugueses e estrangeiros.

Desde 7 de maio, acresce a estes um acervo pessoal do compositor João Pedro Paiva de Oliveira composto por material muito significativo para o estudo e compreensão de áreas como a composição, a interpretação musical, a análise e musicologia no contexto do século XX e XXI. O protocolo de doação foi assinado presencialmente pelo doador, o reitor e a diretora dos SBIDM.

Esta doação inclui esboços de partituras e composições anotadas pelo autor, 100 partituras editadas, 100 fonogramas de obras eletroacústicas ou mistas, 450 discos de vinil, 40 pastas com programas de concertos, recortes de imprensa e notas pessoais, a que acrescerá outro material. Os SBIDM  assumem a responsabilidade de catalogar , inventariar, manter e promover a disponibilização e divulgação deste acervo que se reveste de grande relevância em termos performativos, culturais e também em termos da investigação, em particular para o Centro de Estudos em Música e Dança, pólo do Instituto de Etnomusicologia, sediado na Universidade de Aveiro.

João Pedro Paiva de Oliveira foi docente nas áreas de Composição e Música Eletrónica na UA até 2011, exercendo agora funções na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. No seu percurso afirma-se como compositor no panorama internacional da música electroacústica e contemporânea.

imprimir
tags
outras notícias