conteúdos
links
tags
Investigação
UA contribui para a formação em Inovação Social em países do Sudeste Asiático
Colaboração entre ID+ DESIS Lab e SIX resulta na organização de workshops internacionais para a Inovação Social
Colaboração entre ID+ DESIS Lab e SIX resulta na organização de workshops internacionais para a Inovação Social
No âmbito do projecto SEASIN, o grupo de investigação baseado no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) e a SIX (principal rede mundial de inovação social com sede em Londres) colaboram e lideram os workshops SEASIN Social Innovation Studios que decorreram no Myanmar, Tailândia e Cambodja em 2018.

ID+ DESIS Lab (membro da Design for Social Innovation and Sustainability Networtk) esteve presente na organização dos SEASIN Social Innovation Studios, realizados no Sudeste Asiático nos meses de Março e Abril de 2018.

O desenvolvimento destes workshops insere-se nos objectivos do projeto Erasmus + SEASIN, que a UA integra, juntamente com mais 14 parceiros, entre os quais 10 universidades do sudeste asiático e que pretende promover e apoiar a inovação e empreendedorismo social em instituições de ensino superior destes países.

Estes ‘Studios’ são uma colaboração entre a rede SIX – Social Innovation Exchange e o ID+ Desis Lab e juntou metodologias e ferramentas de Design com abordagens sociais.

Desenvolvidos ao longo de dois dias em cada país, cada SEASIN Social Innovation Studio permitiu desenvolver ideias e aprofundar o entendimento sobre o que é a Inovação Social, através de atividades práticas e dinâmicas para a exploração dos contextos específicos, potenciando também a colaboração com parceiros locais. 

O contributo e experiência da investigação realizada no ID+ DESIS Lab pela docente e investigadora Teresa Franqueira para a dinamização de atividades de Inovação Social, através metodologias e ferramentas de design (desde utilização a de Playmobiles, artefactos para ‘role-play’, entre outros) , auxiliaram na criação e construção de cenários baseados em situações e desafios reais como técnicas para exploração de conhecimento, permitindo aos participantes desafiar normas sociais e abrir os horizontes, dando aso à inovação.

Mais informações sobre o projecto SEASIN em:

http://www.seasin-eu.org

https://www.facebook.com/seasin.eu

E sobre o ID+ DESIS Lab:

http://www.idmais.org/desislab/

https://www.facebook.com/idmaisdesislab/

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias