conteúdos
links
tags
Cultura
Em maio, no átrio da Biblioteca da UA
Descobrir a geometria na coleção de guarda-jóias Eng.º Joaquim Domingos Capela
Domingos Capela visita a exposição ¿Uma história de caixas¿¿
Até ao fim de maio, podem ser conhecidos 28 peças da extensa coleção de guarda-jóias de madeira que Joaquim Domingos Capela construiu e doou à Universidade de Aveiro.

A preciosidade que os guarda-jóias encerram está na construção meticulosa e altamente rigorosa. As peças foram planeadas, desenhadas e executadas em madeira, madrepérola, osso, marfim, vidro e o latão, criando efeitos geométricos e cromáticos muito diversos. A formação em engenharia e a experiência em desenho técnico de peças ressalta nestes trabalhos deste, também, construtor de violinos e outros instrumentos musicais, ou violeiro, como prefere intitular-se. 

"O design dos objetos desta coleção foi, em parte, baseado na matemática e na geometria plana e espacial, como por exemplo, o hiperbolóide, parabolóide e o elipsóide e figuras geométricas (cilindro, esfera, cubo, pirâmide, etc.). Outras formas, cristalográficas (tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro, icosaedro), reconhecem-se nas tampas de alguns destes guarda-jóias."

Os guarda-jóias são parte do acervo doado por Joaquim Domingos Capela à Universidade de Aveiro e que estão à guarda, em tratamento e em investigação nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia.

Esta mostra está patente durante o mês de maio no átrio da Biblioteca da UA, em acesso livre.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias