conteúdos
links
tags
Distinções
Equipa TIMAIRIS é uma parceria entre UA e empresa italiana IMA S.p.A
Equipa da UA vence desafio 2 do projeto europeu EuRoC
Equipa TIMAIRIS, parceria entre a UA e a empresa IMA S.p.A venceu Challenge II do projeto EuRoC
A equipa TIMAIRIS, parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a empresa IMA S.p.A, Itália, foi a primeira classificada do Challenge 2 do projeto europeu EuRoC, sendo a 2ª equipa no ranking dos finalistas que considera os três challenges (desafios) deste projeto.

O  projeto  europeu  EuRoC  - European  Robotics  Challenges  (http://cordis.europa.eu/project/rcn/110374_en.html) tem  como  objetivo  principal  o  desenvolvimento de  aplicações  e  tecnologias  que  providenciem  a  indústria europeia  com  soluções  competitivas  que permitam  manter  a  liderança  em  produtos  e  serviços.  A estratégia passa por aproximar os centros de investigação em robótica europeus à indústria europeia, promovendo assim uma transferência de tecnologia mais rápida entre a academia e a indústria.   

Neste contexto o projeto EuRoC definiu 3 desafios: 

1) Célula de manufatura interativa e reconfigurável; 

2) Logística e manipulação em ambiente industrial; 

3) Serviços e inspeção de edifícios.

Cada um destes desafios está dividido temporalmente em três Fases, com seletividade crescente. O projeto decorre em ambiente competitivo, sendo selecionadas para a fase seguinte as Melhores contribuições da fase anterior. 

A participação da Universidade de Aveiro no projeto EuRoC decorre, em cooperação com a empresa IMA S.p.A. Itália, no âmbito do Desafio 2 pois é aquele que melhor se adequa aos interesses de investigação do grupo de Robótica IRIS (Robótica Inteligente e Sistemas Inteligentes) do IEETA, uma das unidades de investigação do Departamento de Eletrónica Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro.   

A avaliação da Fase III do EuRoC, que envolve as 6 equipas finalistas, 2 por Desafio, selecionadas de um grupo inicial de 103 equipas candidatas, decorreu em Nápoles no início de abril de 2018, e os resultados acabam de ser tornados oficiais. A equipa TIMAIRIS é a vencedora do Desafio 2, e ficou em segundo lugar no ranking global considerando os 3 Desafios.

O ranking global dos finalistas é:

1º FLAAIR (FZI, Alemanha e Opel, Alemanha, Desafio 1);

2º TIMAIRIS (Universidade de Aveiro, Portugal e IMA, Itália, Desafio 2), 

3º GRVC-CATEC (Un. Sevilha, Espanha e Airbus, França, Desafio 3),

4º TUM Flyers (Un.  Munique, Alemanha e Schällibaum,  Suiça)

5º RSAII (IK4-  Tecniker e Un. Basque Country, Espanha e ULMA, Espanha), 

6º (CNR-ITIA, Itália e MCM, Itália). 

Na fase III foi desenvolvida pela TIMAIRIS uma solução em ambiente industrial para a alimentação de cartões em máquinas de empacotamento, envolvendo várias máquinas a serem alimentadas por apenas um robot. 

A Fase I do EuRoC teve um total de 103 equipas a concorrer aos 3 Desafios. Concorrendo com 39 equipas que participaram na Fase I do Desafio 2, a equipa IRIS alcançou o 5º lugar. Para acesso às Fases II e III, foi formada a equipa TIMAIRIS que reúne o grupo IRIS da Universidade de Aveiro e a empresa IMA S.p.A, Itália, líder mundial em máquinas de empacotamento, e foi definida a “Alimentação de cartões de máquinas de empacotamento” como o problema foco da proposta. Após avaliação independente, esta foi uma das 5 propostas selecionadas para a Fase II do Desafio 2.  As outras equipas do Desafio 2 são provenientes da Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido, existindo mais 10 equipas nos outros 2 Desafios. 

A Fase II está subdividida em 3 módulos: Benchmarking, Freestyle e Showcase.

O módulo de Benchmarking consistiu na execução, por todas as equipas, das mesmas 2 tarefas usando o mesmo hardware. Ambas as tarefas são executadas de forma completamente autónoma por um robô móvel da KUKA com capacidade de manipulação.  A equipa TIMAIRIS ficou em primeiro lugar em ambas as tarefas de Benchmarking

Para o Freestyle, a equipa TIMAIRIS apresentou a resolução de um puzzle 3D em colaboração entre o humano e o robot.  A tarefa foi concluída com sucesso e o Freestyle da equipa TIMAIRIS foi classificado em 2º lugar, de entre as 5 equipas do Desafio 2.  No Showcase, em que a equipa TIMAIRIS apresentou uma versão em ambiente laboratorial da resolução do problema da alimentação de cartões para máquinas de empacotamento, a equipa TIMAIRIS foi classificada em 1º Lugar. Estes resultados apuraram a equipa TIMAIRIS para a Fase III (fase final), em que participam apenas 6 equipas (2 por Desafio). Na Fase III a TIMAIRIS foi, como referido anteriormente, a primeira classificada do Desafio 2, obtendo a 2º posição no ranking global entre as 6 finalistas dos 3 Desafios. 

O projeto EuRoC iniciou-se em 1 de janeiro de 2014. Para promover uma participação o mais alargada possível, a Fase I foi aberta a qualquer grupo de investigação, tendo concorrido um total de 103 equipas de todo o mundo, 39 das quais no Desafio 2. A Fase I selecionou 15 equipas de investigação em cada Desafio. Os selecionados associaram-se com empresa(s) e submeteram uma proposta de projeto para as Fases II e III, tendo sido selecionadas 5 equipas (por Desafio) para a Fase II. Após a avaliação dos resultados da Fase II foram apuradas 2 equipas (por Desafio) para a participação na Fase III. A Fase III iniciou-se em Maio de 2017 e teve a sua avaliação no início de Abril de 2018. No final é escolhido o Vencedor EuRoC, de entre as 6 equipas finalistas. 

A equipa TIMAIRIS está empenhada em desenvolver uma solução prática e competitiva para o problema industrial da movimentação de robôs em ambientes industriais genéricos, nomeadamente, o que se refere ao problema da alimentação de cartões de máquinas de empacotamento.  Os resultados já obtidos colocam a UA com excelentes classificações em todas as avaliações:

1º lugar no Benchmarking

2º lugar no Freestyle

1º lugar no Showcase

e 2º lugar no ranking final (1º lugar no Desafio 2) em colaboração com a empresa IMA S.p.A de Itália.   

Estes resultados serão apresentados num demonstrador que irá ser incluído na Automatica 2018, Munique, julho de 19 a 22, a maior feira da área da automação da Europa. 

imprimir
tags
outras notícias