conteúdos
links
tags
Campus
Make your move!
Desporto e Saúde animam campus durante uma semana
Make your move!
Make Your Move é um evento dinamizado pelo Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), o Núcleo Associativo de Estudantes da Escola Superior de Saúde da UA e a AAUAv, com o apoio dos Serviços de Ação Social da UA, com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a importância da prática de um estilo de vida saudável no seu dia-a-dia. A decorrer de 14 a 17 de maio, nos campi de Santiago e do Castro, a iniciativa contempla palestras, rastreios, workshops de culinária, eventos desportivos e de dança e uma corrida noturna glow. As inscrições estão abertas!

As inscrições devem ser formalizadas na página do facebook do evento.

14 de MAIO

MAKE YOUR MOVE | RASTREIOS (Todo o dia)

Um vez que a Saúde não tem preço, nada melhor do que rastreios. Dia 14, o longo de todo o dia, aceite o convite e venha até ao átrio da cantina de Santiago ou da cantina do Crasto para um rápido check up!

MAKE YOUR MOVE | GLOW MOVE (21h00)

Para quem precisa de dar umas corridas, mas falta vontade ou companhia a Glow Move é a solução ideal. A Glow Run destina-se aos Carlos Lopes ou Rosa Mota que gostam de correr com o intuito de chegar mais rápido à meta e a Glow Walk é mais apropriada para quem gosta de ir ao seu ritmo, admirar a paisagem e ir pondo a conversa em dia.

15 de MAIO

MAKE YOUR MOVE | AULA DE ZUMBA (20h00)

Exercício é importante mas é ainda melhor se aliarmos ao exercício boa música. Uma mega aula de zumba com Renato Marques completamente gratuita é, pois, o ideal para nos pormos a mexer de forma mais coordenada ou completamente aleatória. A aula decorre no Anfiteatro do Campus Universitário de Santiago.

16 de MAIO

MAKE YOUR MOVE | TALKS (14h00 - 16h25)

Corpo e mente sã não se fazem somente de uma alimentação equilibrada e saudável e da prática de exercício regular! É também preciso consolidar bem a componente psicológica e estar informado. No âmbito do Make Your Move realizam-se durante a tarde do dia 16 de maio várias talks dinâmicas e inovadoras, que vão fazer refletir sobre a saúde e bem-estar de uma forma diferente. Inscrições em https://goo.gl/forms/YupjZ3WqIKNOSNxe2 

16 de MAIO, às 14h00

"Fisiologia do exercício", Fernando Ribeiro

Fernando Ribeiro é Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Ciências do Desporto, tendo realizado o seu Doutoramento em Actividade Física e Saúde, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.Tem como interesses de investigação a reabilitação cardíaca, exercício físico e doenças cardiovasculares, bem como papel do exercício terapêutico na reabilitação de patologias crónicas. Atualmente, é Professor adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e investigador no Instituto de Biomedicina- iBiMED. Fernando Ribeiro falará acerca da Fisiologia do Exercício, protocolos de treino de força e hipertrofia, esclarecendo alguns mitos acerca do exercício.

16 de MAIO, às 14h50

"Efeitos do desporto de alto rendimento na Saúde", Daniel Gonçalves

"Rir é o melhor remédio - a terapia do riso", Fernando Batista

Licenciado em Ciências Religiosas pela Universidade Católica, Fernando Batista é especializado em Administração Escolar e Higiene e Segurança no Trabalho.Tem formação internacional em yoga do riso e coaching, e ainda em inteligência emocional. Autor do livro “Sucesso na escola êxito na vida” e dos projetos: capacete maisfeliz, Professor sorriso, prato saudável, rir com Deus e carrinha dos sorrisos. Foi o primeiro fabricante de narizes vermelhos em portugal e é ainda professor no Agrupamento de Escolas de Águeda Sul. Fernando Batista falará, com um sorriso nos lábios, acerca de como “Rir é o Melhor Remédio - A terapia do riso”... 

16 de MAIO, às 15h40

"Stress na vida académica", Anabela Pereira

"Encontra a paixão no movimento", Dora Matos

Anabela Pereira, psicóloga doutorada, é docente no Departamento de Educação e Psicologia e diretora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica da UA. Foi a primeira Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses OPP – Delegação Norte e, em 2010, foi galardoada, a nível nacional, com o Prémio SPSS Investigador de Mérito.No ano letivo 1993/1994, criou e implementou na universidade a LUA - Linha da Universidade de Aveiro - que completa no presente ano letivo 25 anos de voluntariado. A LUA foi a primeira linha telefónica em Portugal de apoio psicoemocional para e dado por estudantes, durante a noite. Na sua palestra “Stress na Vida Académica” pretende-se identificar os principais fatores indutores de stress em contexto universitário e os comportamentos de risco que intervêm no bem-estar dos alunos. Elegendo a problemática da ansiedade com os exames, serão apresentadas algumas estratégias de coping, para melhor lidar com situações difíceis da vida académica e, assim, dotar os estudantes de recursos pessoais promotores de saúde e bem-estar e, consequentemente, de sucesso académico.

Dora Matos é uma jovem jornalista que alia o seu gosto de viajar com a sua profissão. Talvez por ossos do ofício está sempre à procura de novas sensações e histórias para viver e contar. Histórias essas que conta e reporta no seu blog juntamente com o seu amor pela alimentação saudável e pelo desporto. Rege-se pelos lemas de que “uma vida mais equilibrada é uma vida feliz” e ainda que “não nos devemos deixar levar pelo círculo vicioso da estaticidade”, acredita que temos de ser nós a encontrar os estímulos que nos despertam e que não temos (nem devemos) esperar que as coisas aconteçam, e a Dora é exemplo disso...Antes de se sentar a responder a emails, a escrever posts ou a editar vídeos, a Dora já correu 10km ou já foi ao ginásio ou nadar 1km. Enquanto prepara o pequeno-almoço olha para a agenda e mal acaba de cozinhar já está a tirar a primeira fotografia do dia, que ilustra mais uma das suas receitas do seu blog e redes sociais. Este já é um hábito que a Dora traz consigo há alguns anos. Começaram por ser partilhas no Instagram quando saía a correr na praia e quando fazia uns abdominais. Era uma descoberta recente que queria mostrar ao mundo, porque aquilo fazia-a sentir muito bem. O desporto e a alimentação saudável são a sua paixão e é disso que fala no blog. juntamente com as viagens que faz. Deixe-se inspirar pela história da Dora, e venha aprender a “Encontra(r) a paixão no movimento”.

MAKE YOUR MOVE | WORKSHOPS CULINÁRIA SAUDÁVEL (17H00 - 18H20)

Tão importante como praticar exercício físico é saber cozinhar de forma equilibrada e saudável. No dia 16 decorrerão diversos workshops de culinária, todos com uma vertente saudável, que disponibilizarão alguns truques e dicas importantes.

16 de MAIO, 17h00

"Snacks deliciosos e saudáveis", Healthy Snacks Co.

"Marmitas saudáveis para estudantes", Tomilho-Limão

"Workshop Vegan", Lyza Vegan

Os amigos já não podiam ouvi-la falar de comida e por isso decidiu criar, em 2015, o blogue de culinária Tomilho-limão, para poder partilhar esta paixão com outras pessoas. Com uma curiosidade imensa por tudo o que tem a ver com alimentação, Cristina Guimarães adora ir às compras e escolher os alimentos, apreciar o colorido dos mercados tradicionais, descobrir e provar novos alimentos e viajar pelo mundo através dos sabores de outras paragens. Adora planear menus, imaginar a disposição de uma mesa de festa, com abundância de alimentos, mas mais importante, com o carinho na escolha de cada pormenor. Crente na máxima de Hipócrates – que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina - pesquisa regularmente os benefícios da alimentação na saúde para depois transportar para a cozinha receitas saudáveis e saborosas. Viciada confessa em livros e gadgets de cozinha. No dia 16, Cristina Guimarães, da Tomilho-Limão, vem contagiar-nos com todo esse amor e respeito pela alimentação com um workshop de Marmitas Saudáveis mas a versão para estudantes.

Há seis anos, a Lyza era uma pessoa diferente, despreocupada com a sua alimentação e pouco informada sobre a influência que a mesma tem no corpo humano. Em 2013, com 95kg, decidiu que estava na hora de mudar e passou à ação: informou-se, explorou o mercado e deu as boas-vindas ao veganismo, numa época em que a macrobiótica dava ainda os primeiros passos em Portugal. Foi assim que desenvolveu toda uma paixão pela gastronomia e pelo saber, procurando sempre aprender mais e ensinar os outros. Hoje, com 50kg, acredita que somos aquilo que comemos e que a nossa saúde depende disso mesmo, o que faz dela a pessoa ideal para te ensinar que comer bem e saudável não é assim tão complicado. Dia 16, às 17h00, participe no workshop de culinária vegan e prepare-se para incluír receitas simples, baratas e super rápidas no seu dia-a-dia.

MAKE YOUR MOVE | WORKSHOPS DESPORTIVOS (18h30 - 20h45)

Para quem tem curiosidade em experimentar outras modalidades, a Make Your Move é a vertente certa para satisfazer esse desejo. Inscreva-se e participe nas várias opções que a Make Your Move lhe oferece, no dia 16 de maio.

16 de MAIO, 18h30

Karaté, Vladimir Ghilas

KickBoxing, Paulo Santos (CuriGym)

Judo, Núcleo de Judo da AAUAv

Praticante de Karaté Shito-ryu desde os 12 anos no Clube de Artes Marciais de Albufeira, Vladimir Ghilas conquistou o 1º Dan (cinturão negro) em 2017 e inúmeros títulos nacionais e internacionais nas categorias de kumite, kata e kata com armas ao longo dos anos. No workshop de Karaté Vladimir Ghilas pretende transmitir o gosto por esta arte marcial, mostrando um pouco de todas as vertentes que o karaté tem para oferecer de forma divertida e dinâmica.

André e Tiago Santos são dois irmãos já bem conhecidos e premiados no mundo do Kickboxing nacional e internacional, sendo ambos atletas do Sporting Clube de Portugal e da Seleção Portuguesa. André Santos é atual campeão do mundo de K-1 (ISKA), na categoria de 63.5 kg. Além disso, já se sagrou campeão nacional várias vezes, campeão ibérico da IKF e campeão mundial Low Kick pela WKF. Tiago Santos já se sagrou campeão mundial quatro vezes: pela ISKA em K-1, medalha de ouro no campeonato do mundo ISKA (Grécia), medalha de ouro no campeonato do mundo da WKF (Itália) e medalha de ouro no campeonato do mundo pela federação ISKA (Portimão/Portugal). Tal como o irmão, já ganhou títulos nacionais inúmeras vezes.Paulo Santos, o seu pai e treinador, é dono do Curigym - o ginásio onde treina os dois irmãos, na Curia - e em breve começará também a dar treinos na Escola do Beira-Mar, em Aveiro. Será ele, juntamente com os seus filhos, o formador do workshop de kickboxing, a realizar no dia 16, pelas 18h30.

Judo é uma arte marcial, fundada por Jigoro Kano em 1882, praticada como desporto de combate. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Ninguém melhor que o treinador do Núcleo de Judo - AAUAv, António Costa, medalhado e já contando com várias conquistas no universo do judo para te ensinar tudo acerca desta arte. Venha fortalecer o seu físico, a sua mente e o seu espírito no dia 16 às 18h30!

16 de MAIO, 19h20

Yoga, Núcleo de Yoga da AAUAv

Núcleo do Yoga - Aauav pretende dar a conhecer à comunidade académica os extraordinários benefícios do Yoga Sámkhya através da prática das suas 14 Disciplinas Técnicas, por exemplo, exercícios respiratórios (Pránáyáma); posições psicobiofísicas (Ásana), técnicas de relaxamento (Yoganidrá) e Meditação (Dhyána-Samádhi). Tendo como missão potenciar o bem-estar académico, promovendo o relaxamento, melhorando a concentração e apoiando os estudantes a enfrentar de inúmeros desafios académicos com mais energia e lucidez.

16 de MAIO, 20h05

Capoeira, Núcleo de Capoeira da AAUAv

Hip Hop, Mariana Sottomayor

Contemporâneo, Susana Pereira

Dia 17 de MAIO (cantina de Santiago) | Todo o dia

MAKE YOUR MOVE | RASTREIOS

Um vez que a Saúde não tem preço, nada melhor do que rastreios. Dia 17 de maio, ao longo de todo o dia, aceite o convite e venha até ao átrio da cantina de Santiago para um rápido check up!

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias