conteúdos
links
tags
Campus
Pelo aumento da literacia em saúde
ESSUA promove a saúde em contexto de semana académica
A equipa da ESSUA no Enterro do Ano 2018
A Escola Superior de Saúde (ESSUA) participou uma vez mais nas noites académicas da Universidade de Aveiro (vulgo, Enterro do Ano 2018), em cooperação com a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).

Sustentada na perspectiva de que o aumento da literacia em saúde se torna fundamental para a adoção de atitudes e comportamentos favoráveis ao desenvolvimento humano e de que esta ação deverá ocorrer em todos os contextos, esta intervenção teve como principal objetivo promover estilos de vida saudáveis em plena vivencia desta especifica festividade académica.

Neste sentido, a cada noite foi atribuída uma temática diferente que fosse apelativa e que pudesse ir ao encontro daquelas que são as áreas prioritárias de promoção da saúde, dirigidas a esta comunidade alvo, como por exemplo: a prática de exercício físico, a alimentação saudável, a saúde mental, a sexualidade e afetos, as medidas que salvam vidas e, ainda, a prevenção dos comportamentos aditivos e dependências.

Integrada naquela que é a missão de cooperação com a comunidade, desta unidade orgânica, esta a iniciativa foi protagonizada por docentes e estudantes dos diferentes cursos de licenciatura e de mestrado, por si ministrados. O seu desenvolvimento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS Baixo Vouga), do Centro Hospitalar do Baixo Baixo Vouga (CHBV) e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Num balanço final, a comissão organizadora concluiu que a franca adesão obtida nesta iniciativa faz notar que atividades desta natureza são muito bem-vindas nestes eventos, já que é nestas que muitos estudantes encontram a alternativa com a qual melhor se identificam, em termos de comportamento em saúde.

imprimir
tags
outras notícias