conteúdos
links
tags
Conferências
18 de maio, na VIC // Aveiro Arts House
Music to our eyes com Rossella Schillaci
Music to our eyes com Rossella Schillaci
A convite do INET-md/UA, a cineasta Rossella Schillaci apresenta o seu filme "VJESCH / CANTO", no dia 18 de maio, na VIC // Aveiro Arts House. Às 21h00, decorre a projeção do filme e às 22h00, a autora apresentará a conferência "Filming the music: the collaboration between a Filmmaker and an ethnomusicologist”. Este será também um momento durante o qual o público é convidado a entrar em diálogo com Rossella Schillaci. A entrada é livre.
Rossella Schillaci é autora e diretora de documentários. Em 2000 especializou-se em direção de documentários antropológicos pelo Granada Centre for Visual Anthropology de Manchester. O documentário realizado no final do mestrado, Ascuntami, foi premiado em vários festivais italianos (Torino Film Festival, Bienal Giovani Artisti, Invideo). Em 2007, realizou um documentário em Basilicata sobre histórias de mulheres e imigração, Vjesh / Canto, com o qual ganhou o Prémio Melhor Documentário no Festival Internacional Jean Rouch em Paris, no Festival RAI em Manchester e no Festival de Documentário e Reportagem do Mediterrâneo.

O MEYES music to our eyes surgiu da necessidade de incrementar a qualidade dos documentos audiovisuais que os investigadores do INET-md produzem durante as suas pesquisas etnográficas sobre as práticas musicais. Estes documentos, imprescindíveis para a etnomusicologia, estão a tornar-se cada vez mais centrais não apenas na conservação, análise e divulgação das ditas práticas a través de tecnologias digitais, mas também na implementação de formas de partilhar os processos de investigação com as comunidades locais.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias