conteúdos
links
tags
Cultura
Até 31 de maio
Cerâmica contemporânea em exposição na Biblioteca da ESTGA
Cerâmica contemporânea em exposição na Biblioteca da ESTGA
Está patente na Sala de Leitura da Biblioteca da ESTGA, até 31 de maio, uma exposição com algumas peças em faiança e porcelana contemporânea da coleção do Museu da UA. As peças em exposição foram fabricadas pela Vista Alegre, Outeiro, Aleluia e Faianças São Roque.

As peças em exposição fazem parte da coleção de cerâmica contemporânea doada à Universidade de Aveiro por Francisco Madeira Luís, constituída por cerca de 3000 objetos, na sua grande parte objetos utilitários como louças para alimentos e refeições, peças decorativas, moldes e também alguns objetos de cerâmica de revestimento.

As peças são quase exclusivamente fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX e foram recolhidas pelo doador na época de 70. São na sua maioria portuguesas, verificando-se também a existência de algumas peças estrangeiras. Destacam-se a faiança fina produzida em Sacavém e algumas peças de porcelana da Vista Alegre. Nesta coleção encontramos peças de algumas fábricas localizadas em cidades com forte tradição no fabrico de cerâmica e olaria, entre elas, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia.

Sendo a cerâmica um material com forte tradição de fabrico em Portugal, esta coleção adquire um significativo valor cultural e patrimonial para a Universidade de Aveiro, que tem trabalhado na sua organização, de forma a interpretar e estudar, preservar, e expor objetos representativos da história da cerâmica e olaria em Portugal e torná-los acessíveis ao público em geral, tanto física como virtualmente.

A pequena mostra de peças patente na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) pode ser visitada até ao dia 31 de maio de 2018, de segunda a sexta, entre as 09h00 e as 20h00. Pretende mostrar alguns dos exemplares da coleção de cerâmica contemporânea do Museu da UA, produzidos por fábricas do distrito de Aveiro, nomeadamente a Vista Alegre (Ílhavo), a Fábrica Aleluia (Aveiro), as Faianças S. Roque (Aveiro) e a Fábrica do Outeiro (Águeda).

Mais informação:

Catálogo do museu - http://museu.ua.pt/

Sítio Web - http://www.ua.pt/sbidm/museu

Blogue - http://blogs.ua.pt/galeria

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias