conteúdos
links
tags
Publicações
Na próxima sexta-feira, 20 de abril, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Apresentação do livro “A Ciência e os seus inimigos” pelos autores Carlos Fiolhais e David Marçal
Apresentação do livro ¿A Ciência e os seus inimigos¿
Na próxima sexta-feira, 20 de abril, às 21h30, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro recebe Carlos Fiolhais e David Marçal para uma sessão de apresentação do seu mais recente livro “A Ciência e os seus inimigos”, da Editora Gradiva. À sessão de apresentação realizada pelos autores, seguir-se-á uma sessão de autógrafos. A entrada é livre.

“…A ciência tem-nos permitido viver cada vez mais e melhor. Mas enfrenta hoje sérios adversários, que põem em causa a nossa segurança e o nosso bem-estar. Impõe-se por isso a defesa da ciência, que é também a defesa da democracia…”

Num ambiente informal e descontraído, os autores apresentarão o seu novo livro, dinamizarão um Quiz de ideias combativas (como estão as suas defesas da ciência?) e os participantes poderão ainda contar com uma leitura astral personalizada totalmente grátis!

 

Sinopse do livro

A ciência tem poderosos inimigos. Desde logo o autoritarismo e a ignorância, que muitas vezes andam de braço dado.

A ciência tem-nos permitido viver cada vez mais e melhor. Mas enfrenta hoje sérios adversários, que põem em causa a nossa segurança e o nosso bem-estar. Impõe-se por isso a defesa da ciência, que é também a defesa da democracia. A ciência precisa da liberdade de pensamento que é marca das democracias. Mas as democracias também precisam da razão da ciência para assegurar prosperidade e bem-estar. A defesa da ciência é também a defesa da sociedade livre e aberta.

Um novo livro com histórias de ciência, de dois autores e divulgadores de ciência bem conhecidos do público português: Carlos Fiolhais e David Marçal. Aqui se analisam temas muito atuais à luz da ciência, com um misto de informação, interesse e humor, tornando o livro apelativo para múltiplos leitores.

 

Biografias

CARLOS FIOLHAIS

Doutorado na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, em 1982. É professor de Física na Universidade de Coimbra. Publicou mais de 60 livros, alguns deles editados noutros países, entre os quais, na Gradiva, Física Divertida, Nova Física Divertida, A Coisa Mais Preciosa que Temos, Curiosidade Apaixonada, Engenho Luso e Outras Crónicas, Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência e Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência (os dois últimos com David Marçal).

Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

É um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos em Portugal. Foi agraciado com vários prémios e distinções, entre os quais um Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.

É autor do blog De Rerum Natura: http://dererummundi.blogspot.com.

Foi o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2017.

 

DAVID MARÇAL

Doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). É redator científico na Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e coordenador da rede GPS.PT (Global Portuguese Scientists).

Na Gradiva, em coautoria com Carlos Fiolhais, assinou os livros Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência e Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência. É autor de centenas de artigos na comunicação social, de espetáculos e de programas de televisão sobre ciência. Foi distinguido com os prémios Químicos Jovens (da Sociedade Portuguesa de Química), Ideias Verdes (da Fundação Luso e do jornal Expresso) e COMCEPT (da Comunidade Cética Portuguesa). 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias