Natural de Oliveira de Azeméis, Bárbara Pinho, 21 anos, considera "exacerbador" pensar que foi a vencedora quando à sua volta "estavam verdadeiros mestres de comunicação de ciência. Isto deixa-me muito feliz e espero conseguir deixar o país orgulhoso quando for representar Portugal a Inglaterra, em junho!"
Criado em 2005 pelo Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, o FameLab está atualmente presente em mais de 30 países de todo o mundo, sendo o mais popular concurso internacional de comunicação científica.
Cada concorrente tem três minutos para mostrar os seus dotes de comunicador de ciência, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.
A Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integram, este ano, a equipa promotora do FameLab em Portugal, tendo assegurando a organização da eliminatória regional em Aveiro.
O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, a decorrer no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho de 2018.
Mais informações sobre o FameLab Portugal podem ser consultadas na página da Ciência Viva e do Facebook.