conteúdos
links
tags
Campus
Pela sua ação no desenvolvimento de uma estratégia para a Saúde na UA
Maria Helena Nazaré homenageada nos 18 anos da Escola Superior de Saúde da UA
Maria Helena Nazaré homenageada nos 18 anos da Escola Superior de Saúde da UA
A Escola Superior de Saúde da UA (ESSUA) comemorou esta sexta-feira, 6 de abril, os seus 18 anos. Durante a cerimónia foi prestada homenagem a Maria Helena Nazaré pelo especial relevo que teve toda a sua ação no desenvolvimento de uma estratégia para a Saúde na UA e na criação da ESSUA e da Secção Autónoma das Ciências da Saúde (atual Departamento de Ciências Médicas). O tributo incluiu a atribuição da designação de Anfiteatro Helena Nazaré ao anfiteatro 30.A.1.14 do edifício das Ciências da Saúde.
Maria Helena Nazaré é uma das figuras mais prestigiadas da universidade portuguesa com reconhecimento internacional no meio académico, tendo sido presidente da Associação Europeia de Universidades e uma portuguesa distinguida pela República com a nomeação pelo atual governo para o cargo de Presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior, e Chanceler das Ordens Honoríficas pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. No seu percurso de vida desempenhou quase todos os cargos e funções na Universidade de Aveiro, professora, investigadora, Presidente do Departamento de Física, Vice-reitora, Diretora da Escola Superior de Saúde de Aveiro e Reitora da Universidade de Aveiro entre 2002 e 2010.
 
A sua ação teve especial relevo no desenvolvimento de uma estratégia para a Saúde na Universidade de Aveiro, enquanto Diretora da ESSUA (2000-2002) e Reitora (2002-2010), na sua instalação e implementação, na prossecução de ideias e logística, criando o suporte do que hoje a UA orgulhosamente apresenta neste domínio científico.
 
Quer na qualidade de primeira Diretora da ESSUA quer como Reitora da UA, Maria Helena Nazaré foi determinante na iniciação da oferta formativa da Escola de Saúde e no projeto da Secção Autónoma das Ciências da Saúde (atual Departamento de Ciências Médicas), reconhecendo a importância da formação graduada e pós-graduada, e da investigação no setor em causa. Enquanto Reitora, continuou a acompanhar todo o desenvolvimento desta área na Universidade de Aveiro, estando presente em muitos dos momentos cruciais que fizeram a história do que a ESSUA é hoje. A título de exemplo citar-se-á o estabelecimento do protocolo com a Siemens, do qual resultou o “Laboratório de Imagiologia/Siemens”, a participação nos mais importantes eventos nesta vertente, como é o caso das cerimónias de “compromisso”, desde a primeira edição, e a decisão de edificação e início de construção do atual edifício da ESSUA concluído em 2013.
Para além do tributo a Helena Nazaré, a sessão comemorativa dos 18 anos da ESSUA integrou as intervenções do Reitor da UA, Manuel António Assunção, do atual Diretor da ESSUA, Rui Costa, e da Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos. O Diretor do Departamento de Ciências Médicas da UA, Manuel António Santos, apresentou uma comunicação sobre a "Importância da criação de um Centro Clínico Académico para a Região".
 
ESSUA iniciou as suas atividades em 2001/02, ministrando atualmente os cursos de formação inicial de EnfermagemFisioterapiaTerapia da Fala e Imagem Médica e Radioterapia, oferecendo e colaborando em formação pós-graduada ao nível do 2º ciclo e participando em formação de 3º ciclo.
 
Os seus cursos têm sido dos mais procurados pelos alunos nos concursos de acesso ao ensino superior, possibilitando com a área de pós-graduação a formação e atualização de profissionais de saúde com novos conhecimentos e competências e a promoção da inovação e investigação. Hoje com um novo edifício, possui condições privilegiadas, de ensino, investigação e prestação de cuidados diferenciada colocando como filosofia subjacente à organização de toda a atividade da ESSUA a centralidade no doente.
imprimir
tags
outras notícias