news
links
tags
Distinções
Block car pollution - Potenciar o uso de transportes coletivos e partilhados com recurso a blockchain
Projeto finalista do Prémio Inovação INCM 2017 tem participação da UA
Block car pollution
O projeto "Block car pollution", da Ubiwhere, Lda., empresa nascida na Incubadora da UA pela mão de antigos alunos e investigadores da UA, é um dos três finalistas do Prémio Inovação INCM 2017. A ideia apresentada a concurso, e desenvolvida em colaboração com os investigadores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA (DETI) João Paulo Barraca e André Zúquete, pretende potenciar o uso de transportes coletivos e partilhados com recurso a blockchain.

O Prémio Inovação INCM 2017 visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras, e que possam integrar o objeto social da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

Para além dos projetos “Fabrico de moedas comemorativas através de tecnologias aditivas” e “INTMOB - Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing System”, é finalista do concurso o projeto “Block car pollution - Potenciar o uso de transportes coletivos e partilhados com recurso a blockchain”.

“Block car pollution” é um projeto desenvolvido por Rui A. Costa, Ricardo Vitorino e André Duarte, da Ubiwhere, Lda., em colaboração com João Paulo Barraca  e André Zúquete do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, que pretende disponibilizar aos utentes de transportes coletivos e partilhados, um sistema inteligente de recompensa, capaz de criar uma carteira virtual (digital wallet) e gerar moedas virtuais aquando da aquisição de bilhetes às entidades de transportes associadas ao projeto. Além disso, a plataforma tecnológica resultante desta ideia, irá integrar os módulos de bilhética das operadoras de transportes (com um conceito de transações seguras e descentralizadas - "blockchain"), fornecendo um mercado digital (online marketplace), onde as moedas virtuais geradas poderão ser utilizadas para a aquisição de produtos e serviços das entidades parceiras do projeto. 

Depois de uma apresentação pública das três ideias finalistas em formato resumo (pitch), no dia dia 24 de maio, a partir das 14h00, na Casa da Moeda, o júri anunciará a classificação final.

print
tags
other news