conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio foi atribuído no Encontro Internacional para Liderança em Engenharia
Solução para maior eficácia no serviço de ambulâncias em Santos dá prémio a doutorando da UA
Mário Antunes foi distinguido no encontro científico EILE
Um projeto que permite mais eficiência no serviço de ambulâncias e no trajeto até aos hospitais da cidade de Santos, diminuindo o risco de morte durante o socorro, apresentado por doutorando da Universidade de Aveiro em parceria com colegas brasileiros, foi premiado num encontro internacional. Mário Antunes é doutorando no MAP-I, Programa Doutoral em Ciência de Computadores.

O trabalho, desenvolvido remotamente com mais cinco elementos da Universidade de São Paulo, Brasil, ao longo de três meses de 2017, combina informação de semáforos inteligentes com a informação em tempo real da fila de espera dos hospitais para prever o caminho mais curto para o hospital e não necessariamente em quilómetros. Designado "Distribuição das Ambulâncias para os Hospitais e Otimização do Trânsito", quando implementado na cidade de Santos vai permitir que as ambulâncias realizem o caminho mais eficiente aos hospitais, considerando o trânsito e as filas de atendimento, diminuindo o risco de morte durante o socorro.

O trabalho foi apresentado no EILE (Encontro Internacional para Liderança em Engenharia), em agosto de 2017, evento desenvolvido pelo Grêmio Politécnico da Universidade de São Paulo, mas o prémio só foi conhecido em 2018. No encontro participaram instituições de ensino superior de Espanha, França e América Latina.

Mário Antunes, 30 anos, fez toda a sua formação na UA, com mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática, e esta na fase final do programa doutoral MAPi, parceria entre universidades portuguesas – UA, Minho e Porto – e as universidades de Carnegie Mellon e de Austin, Texas.

O prémio corresponde a 15 mil reais, afirma Mário Antunes, vão ser aplicados no desenvolvimento da ideia.

imprimir
tags
outras notícias