conteúdos
links
tags
Campus
Descentralizar e aproximar
Conselho Pedagógico da UA conclui ciclo de visitas às Unidades Orgânicas
Conselho Pedagógico em visita à ESAN
O Conselho Pedagógico realizou na última semana a respetiva reunião plenária na Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção de Aveiro - Norte (ESAN). O encontro encerrou um ciclo de visitas pelas 20 Unidades Orgânicas que compõem a Universidade de Aveiro (UA). Esta iniciativa de descentralização e de proximidade com as Unidades Orgânicas teve como objetivo conhecer as especificidades e os desafios, de natureza pedagógica, com que cada uma se depara.

Iniciado pelo anterior presidente Eduardo Silva, “o ciclo de reuniões do Conselho Pedagógico nas Unidades Orgânicas, concluído no passado dia 14 com a visita à ESAN, foi uma experiência muito enriquecedora”, aponta Gonçalo Paiva Dias, Vice-reitor e presidente do Conselho Pedagógico da UA. As reuniões, sublinha o responsável, “permitiram um melhor conhecimento das realidades concretas de todos os departamentos e escolas da UA e potenciaram discussões mais informadas em várias áreas de competência do Conselho e o reaproveitamento de algumas das boas práticas existentes”.

“É de realçar o cuidado e abertura com que os senhores diretores das Unidades Orgânicas prepararam as suas apresentações no âmbito desta iniciativa, incluindo a partilha dos desafios existentes em matéria pedagógica e das estratégias locais de abordagem aos mesmos”, diz Gonçalo Paiva Dias.

Nas visitas, as reuniões do CP iniciaram-se sempre com uma apresentação da Unidade Orgânica, realizada pelo respetivo diretor, onde foram apresentadas, genericamente, uma caracterização da unidade, as iniciativas de promoção e de divulgação das atividades desenvolvidas e as preocupações de âmbito pedagógico, debatidas com os membros do Conselho.

Nos encontros, cada Unidade apresentou também indicadores respeitantes à oferta formativa, ao número de estudantes, aos recursos humanos afetos, à produção científica, aos projetos de investigação em curso, ao orçamento disponível e às iniciativas de cooperação com a sociedade.

 

imprimir
tags
outras notícias