conteúdos
links
tags
Campus
Projeto Europeu Academic Business Coach – ABC - MELES 2.0
UA é, mais uma vez, parceira em Projeto Europeu dedicado ao empreendedorismo
Docentes da UA no projeto MELES: Mariana Pita, Ana Daniel , Isabel Cação, Tatiana Tchemisova e Natália Martins
Apoiar a inovação e a criatividade, através de parcerias e abordagens inter e transdisciplinares, é o grande mote do projeto ABC-MELES2.0 no âmbito do programa Erasmus+ promovido por um consórcio de cinco universidades europeias, entre elas a Universidade de Aveiro (UA). No âmbito do projeto e pela UA, os departamentos de Matemática e de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo dão a cara pela criação de um novo tipo de educador capaz de apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios resultantes de projetos académicos.

"Educar é abrir mentes para novos métodos de aprendizagem que conduzam a estudantes com mais empregabilidade, criativos, inovadores e empreendedores”. Estas palavras da Comissária Europeia Androulla Vassiliou tornaram-se o lema do projeto ABC-MELES2.0. A Universidade Marítima de Szczecin e Universidade Tecnológica de Bialystok, ambas da Polónia,  a Universidade de Aegean (Grécia), a Universidade de Leipzig (Alemanha) e, por Portugal, a UA constituem o consórcio do projeto que decorre de setembro de 2017 até maio de 2020  e que tem como principal prioridade apoiar a inovação e a criatividade, através de parcerias e abordagens inter e transdisciplinares.

Este projeto do Departamento de Matemática (DMat) e do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), envolve cinco docentes destes departamentos - Tatiana Tchemisova, Natália Martins, Isabel Cação, Ana Daniel e Mariana Pita - e tem como objetivo principal a criação de um novo tipo de educador, o “Academic Business Coach" (ABC), capaz de apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios resultantes de projetos académicos.

Pretende-se também com este projeto melhorar as competências transversais dos estudantes e do pessoal académico das universidades em termos de criatividade, inovação e empreendedorismo. Estes objetivos serão alcançados através do desenvolvimento, teste e implementação de metodologias inovadoras de competências sob o nome "Metodologia ABC" (que será publicado como HANDBOOK eletrónico). Além disso, serão realizadas sessões presenciais e remotas de “coaching” de equipas de empreendedores académicos das universidades parceiras e coordenadas pelos “coaches” profissionais que colaboram com o projeto ABC-MELES 2.0.

Pretende-se com este projeto sensibilizar as instituições de ensino superior para uma nova metodologia de educação baseada na criatividade, inovação e empreendedorismo, que  pode ser aplicada em escala global com o uso de materiais educacionais gratuitos. Espera-se que no final do projeto pelo menos 22 equipas académicas recebam apoio profissional de formadores experientes e mais de 300 empreendedores sejam apoiados durante o projeto.

A reunião de lançamento do projeto decorreu a 8 e 9 de novembro de 2017 em Szczecin, onde foram apresentados os seus objetivos assim como as atividades previstas. A segunda reunião do consórcio decorreu em Leipzig,  nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2018, tendo sido debatidas as atividades a desenvolver no corrente ano assim como a sua implementação.

O projeto ABC-MELES2.0 nasceu na sequência dos excelentes resultados obtidos com o projeto “More Entrepreneurial Life at European Schools” (MELES) que envolveu os mesmos parceiros e que decorreu de 01/09/2014 a 31/08/2017.

Todas as ferramentas desenvolvidas no âmbito do projeto estarão disponíveis na plataforma online dos projetos Erasmus+. Para mais informações sobre o projeto e outputs disponíveis consulte:  http://abc.meles-project.eu/index.php

imprimir
tags
outras notícias