conteúdos
links
tags
Distinções
2017 Shah Family Innovation Prize
Antigo aluno de Engenharia Civil e membro da unidade de investigação RISCO recebe prémio internacional
Vítor Silva, antigo aluno da UA e atual membro da unidade de investigação RISCO
Vitor Silva, engenheiro civil pela Universidade de Aveiro e atual membro da unidade de investigação RISCO, foi premiado com o prémio Shah Family Innovation Prize, graças à sua criatividade, inovação e espírito empreendedor na área de engenharia sísmica. A entrega do prémio está agendada para 28 de Junho, em Los Angeles.

O Earthquake Engineering Research Institute (EERI) concede anualmente o prémio de inovação patrocinado pela família Shah. Este prémio recompensa jovens profissionais e académicos por criatividade, inovação e espírito empreendedor no campo da mitigação e gestão de risco sísmico. O prémio tem o objetivo de reconhecer e homenagear uma ou mais pessoas que estiveram envolvidas no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas de engenharia sísmica e disciplinas relacionadas.

Vítor Silva fez a sua licenciatura, mestrado e doutoramento europeu em Aveiro na área de Engenharia Civil, de Estruturas e de Risco Sísmico. Neste momento está a trabalhar em Itália, na Fundação Global Earthquake Model, mantendo a sua posição de post-doc no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e na unidade de investigação RIscos e Sustentabilidade na COnstrução (RISCO)

Como coordenador da área de Risco Sísmico na Fundação Global Earthquake Model (GEM), uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de calcular e comunicar o risco de terremoto em todo o mundo, o antigo aluno e atual investigador da UA tem vindo a realizar oficinas para melhorar a capacidade local para avaliar o impacto dos terremotos em várias partes do mundo (por exemplo, Pavia, Catmandu, Bogotá, Medellín, Santiago, Lima, Addis Abeba, San José) para mais de 300 participantes oriundos de 43 países.

Participou em diversos estudos de vulnerabilidade estrutural e avaliação do risco sísmico probabilístico em dezenas de países, como Portugal, Irão, Perú, Colômbia, Costa Rica e Canadá. Atualmente, lidera e participa em programas internacionais apoiados pela Global Facility for Disaster Reduction and Recovery of the World Bank, a Comissão Europeia e a United States Agency for International Development, que visam melhorar a compreensão do risco de terremoto em regiões como América Central e Caribe, Europa, África Subsaariana e Sudeste Asiático.

Paralelamente desenvolve atividade no desenvolvimento de ferramentas para avaliação de risco sísmico e bancos de dados de modelos de vulnerabilidade e exposição para análise de risco multirrisco.

Vitor Silva é, ainda, Editor Associado da Earthquake Spectra, membro do comité executivo da Enciclopédia Mundial de Habitação e documentou a sua investigação em mais de 80 publicações em revistas internacionais, revistas por pares, procedimentos de conferências e capítulos de livros.

imprimir
tags
outras notícias