conteúdos
links
tags
Entrevistas
Antigo Presidente AAUAv – Fernando Vieira
A surpresa de um donativo presidencial
Antigo Presidente da AAUAv
A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) completa a 28 de junho o seu 40.º aniversário. Para assinalar a data, o jornal online vai, semanalmente, trazendo-lhe à memória alguns dos seus dirigentes máximos. Fernando Oliveira Vieira foi um dos primeiros. Frequentava a licenciatura em Biologia e Geologia quando, em 1980, assumiu a presidência da então Associação de Estudantes. Atualmente está aposentado pelo Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (atual IPMA).

Fernando Oliveira Vieira prestou serviços no Departamento de Biologia Pesqueira e Laboratório de Microbiologia. Em 1976, mudou-se de Lisboa para Aveiro, onde veio reabrir o Posto do Instituto, cuja designação atual é CRIPNORTE.

O que o motivou a envolver-se no associativismo?

Sendo o associativismo um movimento ou meio organizado com o fim de gerir a prática de associação de grupos sociais como neste caso em particular de estudantes, achei que a união de um grupo ou grupos ajudaria os estudantes a enfrentar essa nova etapa, ou seja, o ingresso no ensino superior - Universidade.

Que mais-valia retirou desta experiência?

O que retirei de positivo dessa experiência foi o cimentar da ideia de que o individualismo tanto a nível da nossa consciência como nos nossos direitos, necessita, em determinadas alturas da nossa vida, de uma conjugação de esforços criando um cooperativismo entre as massas, no caso presente, estudantis, tendo sempre em mente a sua formação, minimizando as suas dificuldades, partilhando experiências, trocando informações, etc., etc..

Qual foi o grande marco do seu mandato?

Tenho ideia que numa visita que o General Ramalho Eanes, na altura Presidente da República, fez à Universidade de Aveiro, brindou a nossa AAUAv. com um donativo monetário, que nos surpreendeu bastante pela quantia doada!!!!!

Destaco também toda a camaradagem e entreajuda que sempre existiu entre todos os que fizeram parte da nossa presidência.

 

 

 

 

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias