conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Final nacional acontece a 12 de abril, em Lisboa
Eliminatória de Aveiro do FameLab com quatro semifinalistas apurados
Semifinalistas FameLab apurados em Aveiro: Diogo Gomes (Júri), Bárbara Pinho, José Pedro Queirós, João Pedro Peralta e Ricardo Neves
Bárbara Pinho, João Pedro Peralta, José Pedro Queirós e Ricardo Neves são os quatro semifinalistas apurados em Aveiro que vão lutar por um lugar na grande final nacional do concurso internacional de comunicação de ciência FameLab, a acontecer a 12 de abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. A eliminatória de Aveiro decorreu na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no passado dia 24 de fevereiro.

Cada concorrente teve três minutos para mostrar os seus dotes de comunicador de ciência, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.

Entre os oito candidatos aos quatro lugares de semifinalistas, destacaram-se Bárbara Pinho, João Pedro Peralta, José Pedro Queirós e Ricardo Neves.

Bárbara Pinho, aluna do 3º ano do Curso de Ciências Biomédicas da UA, apresentou-se com o tema "Bactérias: como resistir?”, incidindo a sua apresentação nas bactérias multirresistentes e no perigo que a sua resistência aos antibióticos representa para a humanidade.

descrição para leitores de ecrã
Bárbara Pinho

José Pedro Queirós, antigo aluno da Licenciatura em Biologia da UA, atualmente a frequentar o Mestrado em Ecologia, na Universidade de Coimbra, levou para o palco o tema “Peixes, os pescadores dos gigantes Antárticos", para explicar como é que os peixes podem ter um importante papel na recolha de informação sobre espécies de difícil acesso por meios convencionais, nomeadamente de espécies da Antártida.

descrição para leitores de ecrã
José Pedro Queirós

Com uma apresentação intitulada “Comunicação celular”, Ricardo Neves, licenciado em Biologia e Mestre em Toxicologia pela Universidade de Aveiro, doutorado em Ciências Laboratoriais e Clínicas pela Universidade de Oxford, e, atualmente, investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, aproveitou os três minutos para mostrar como é que as células do nosso corpo comunicam entre si.

descrição para leitores de ecrã
Ricardo Neves

João Pedro Peralta focou-se no tema "A próxima "pokéstop" é na saúde". O aluno do 2º ano de Medicina da Universidade do Porto deu a conhecer as potencialidades da Realidade Aumentada na área da Saúde a partir do jogo Pokemón Go.

descrição para leitores de ecrã
João Pedro Peralta

O FameLab é o mais popular concurso internacional de comunicação científica. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.

A Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integram, este ano, a equipa promotora do FameLab em Portugal, tendo assegurando a organização da eliminatória regional em Aveiro.

O júri desta eliminatória foi constituído por Ivonne Delgadillo, Pedro Pombo, Diogo Gomes e Ana Valente Rodrigues, da Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, a decorrer no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho de 2018.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias