conteúdos
links
tags
Distinções
Emanuel Madalena
Docente da UA entre os vencedores do Aveiro Jovem Criador 2017
Emanuel Madalena, Departamento de Línguas e Culturas
Emanuel Madalena, docente no Departamento de Línguas e Culturas e aluno de doutoramento da UA, é um dos cinco vencedores da 16ª edição do concurso “Aveiro Jovem Criador”, na área da Escrita. Emanuel Madalena destacou-se entre as 76 candidaturas submetidas, com o poema "A dor do mundo" sobre o grande poeta alemão Friedrich Hölderlin. A obra pode ser lida na exposição que dá a conhecer os vários trabalhos apresentados a concurso, e que está patente no Museu de Aveiro até 25 de março.

"A dor do mundo" é um poema de quatro páginas sobre o grande poeta alemão Friedrich Hölderlin, que viveu as últimas décadas da sua vida, mais de trinta anos, isolado numa torre na margem do rio Neckar. Consideraram-no louco, mas, na opinião de Emanuel Madalena “talvez não fosse exatamente esse o caso”.

O poeta agora distinguido sentiu-se muito feliz com o prémio, conseguido depois de já ter sido selecionado anteriormente para a exposição Aveiro Jovem Criador e recebido menções honrosas noutras edições. “Sempre foi um concurso especial para mim, por ser da minha região”.

Emanuel Madalena nasceu no último dia de 1986 e, mais de trinta anos depois, é doutorando em Estudos Literários e mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro, onde também é docente. Participou na mostra nacional de Jovens Criadores em 2014 e 2017 e na VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP. Recebeu vários prémios literários e escreve prosa e poesia, que vai divulgando em publicações digitais, analógicas, antológicas e arqueológicas.

Nesta edição do concurso “Aveiro Jovem Criador 2017” o júri atribuiu cinco prémios, quatro menções honrosas de autor e ainda 11 menções honrosas. O objetivo deste concurso passava pela promoção da participação de todos os jovens artistas desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação dos trabalhos produzidos nas áreas de arte digital, escrita (poesia), fotografia, música (pop/rock) e pintura. No total foram apresentadas 76 candidaturas, sendo que, estarão expostos 95 trabalhos de 56 concorrentes. Os artistas premiados recebem um total de 4 mil euros.

imprimir
tags
outras notícias