conteúdos
links
tags
Campus
Reunião juntou direções dos cursos de 2.º ciclo e de mestrado integrado
Conselho Pedagógico discute Dissertação, Projeto e Estágio
Gillian Moreira e Gonçalo Paiva Dias durante a sessão
O Conselho Pedagógico (CP) da Universidade de Aveiro (UA) promoveu uma mesa redonda sob o tema “Dissertação / Projeto / Estágio: similitudes e especificidades”. Debater as especificidades da unidade curricular (UC) de Dissertação, Projeto e Estágio foi o grande objetivo do encontro.

Dirigida às direções dos cursos de 2.º ciclo e de mestrado integrado, a sessão foi presidida por Gonçalo Paiva Dias, Vice-reitor e presidente do CP, e decorreu de um estudo prévio, realizado por um grupo de trabalho do CP. Elaborado ao longo dos últimos meses, o trabalho que deu o mote à sessão sintetiza as várias aplicações e definições desta UC aos contextos da UA.

“O tema suscitou grande interesse por parte das direções de curso e o debate permitiu perceber, por um lado, as diferentes abordagens existentes na UA, até face às características próprias de cada área científica, mas também a importância de, em cada área e em cada curso, refletir sobre como se atingem os objetivos de aprendizagens, previstos através de abordagens necessariamente distintas como são as de dissertação, de projeto e de estágio”, aponta Gonçalo Paiva Dias.

“A nossa expectativa é que o documento produzido pelo grupo de trabalho, e a discussão que o mesmo suscitou, possam agora contribuir para a reflexão que deve ser feita ao nível de cada um dos cursos de segundo ciclo da UA, envolvendo as comissões de curso mas também os próprios orientadores e supervisores dos estudantes”, sublinha o Vice-reitor.

O encontro contou com as intervenções de Pedro Domingues (Coordenador do estudo e diretor do Mestrado em Bioquímica), Rui Costa (diretor do Mestrado em Design), Odete Cruz e Silva (diretora do Mestrado em Biomedicina Molecular), Marília Rua (diretora do Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar e presidente-adjunta da Comissão Permanente para os Assuntos Correntes do Conselho Pedagógico),  António Carrizo Moreira (coordenador da Área Científica de Gestão), Robertt Valente (membro do Grupo E3@UA – Excelência no Ensino de Engenharia na UA e vice-diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica), Augusta Ferreira, membro do CP, e Gillian Owen Moreira, Pró-reitora. A moderação esteve a cargo de Sandra Soares, presidente-adjunta da Comissão Permanente para a Avaliação e Qualidade Pedagógicas do Conselho Pedagógico.

A sessão foi antecedida de uma reunião informativa, também com as direções de curso, e que teve como objetivo apresentar os resultados do ano letivo de 2016/2017, relativos à procura da oferta formativa de 2.º ciclo onde se registou um crescimento do número de novos estudantes de mestrado e cursos de especialização. Nesta reunião foram apresentados os procedimentos de candidatura para o próximo ano letivo.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias