conteúdos
links
tags
Campus
Espaço iniciará atividade durante o mês de março
AAUAv assina protocolo com Reitoria da UA para criação de Espaço UAUBIKE
Protocolo para criação do Espaço UAUBIKE foi assinado a 23 de fevereiro
O Espaço UAUBIKE, interface do projeto UAUBIKE para a comunidade académica, vai ser possível com a assinatura de um protocolo entre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Reitoria da UA. Entre outras funções, esta estrutura vai funcionar como local de esclarecimento e apoio à manutenção e reparação de bicicletas - através do Núcleo da Bicicleta da AAUAv (NBicla) – de membros da comunidade académica utilizadores do sistema UAUBIKE e utilizadores de bicicletas próprias.

O protocolo foi assinado a 23 de fevereiro na presença do Reitor da UA, Manuel António Assunção, e do presidente da AAUAv, Xavier Vieira. O Espaço UAUBIKE ficará localizado na loja 2 da área comercial da Zona Técnica Central do Campus de Santiago.

De acordo com o projeto UAUBike, a UA adquire 230 bicicletas: 142 bicicletas convencionais e 97 elétricas, na sequência da aprovação da candidatura ao projeto U-BIKE PORTUGAL financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). Trata-se de um projeto dirigido às Instituições de Ensino Superior Públicas e que visa promover estratégias de baixo teor de carbono e estimular uma mobilidade urbana multimodal sustentável.

As bicicletas serão utilizadas pela comunidade UA (Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis) em regime de aluguer de longa duração, pelo que foi lançado, no ano passado, um período de pré-registo para aluguer de bicicletas.

Para além da disponibilização das bicicletas, está prevista a construção de novos lugares de estacionamento para bicicletas e a realização de iniciativas de promoção do seu uso para a quais espera a contribuição do NBicla. Entre as ações previstas incluem-se:

- UAUBIKES TALKS, com periodicidade a definir, num formato de conversas à hora de almoço, sobre a utilização, promoção e inovação em torno da bicicleta;

- Produção de um evento denominado CYCLEHACK, integrado na UA CYCLING LAB, no final de cada ano letivo, em colaboração com a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, no qual se pretende que os participantes concebam e apresentem ideias/soluções ou produtos relacionados com a bicicleta e a promoção da sua utilização;

- Workshops de mecânica e formação de instrutores para ensinar a andar de bicicleta.

Prevê-se que o Espaço UAUBIKE inicie a atividade no decurso do mês de março.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias