conteúdos
links
tags
Distinções
Primeiro lugar na competição Acelerador Blokus Duo
Alunos da UA vencem competição com solução baseada num sistema integrado programável
Fábio Coutinho e José Domingues, alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, e Prof. Arnaldo Oliveira, do DETI-UA/IT
Fábio Coutinho e José Domingues, alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Bolseiros de Iniciação à Investigação Científica no Instituto de Telecomunicações, foram os vencedores da competição Acelerador Blokus Duo, na categoria Pro, que decorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Lisboa.

A competição Acelerador Blokus Duo, realizada no âmbito das XIV Jornadas sobre Sistemas Reconfiguráveis (REC 2018), que decorreram na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, apresentou como desafio o Blokus Duo, um jogo de tabuleiro (14x14) para ser disputado por dois jogadores.

Neste jogo cada jogador tem 21 peças diferentes, com diferentes números de “casas”, as quais apenas podem ser colocadas no tabuleiro em contacto com os cantos de peças da mesma cor. Só é permitido o contacto de faces entre peças de cor diferente. O jogo termina quando um jogador colocar todas as peças, ou caso não existam mais possibilidades de jogar para nenhum dos jogadores. Ganha o jogador que coloque todas as peças primeiro, ou tiver o menor número de “casas” em sua posse.

A equipa “Just DuoIT”, constituída pelos alunos Fábio Coutinho e José Domingues, do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e Bolseiros de Iniciação à Investigação Científica no Instituto de Telecomunicações, orientados pelo Prof. Arnaldo Oliveira do DETI-UA/IT, venceu o desafio recorrendo a uma solução baseada num sistema integrado “System-on-Chip” programável, implementado na plataforma ZedBoard. O sistema desenvolvido inclui componentes de hardware standard e um coprocessador especializado, que suportam a execução do software de controlo de um jogador Blokus Duo.

Além do respetivo certificado, a equipa “Just DuoIT” recebeu um kit DE10-Standard, cortesia da Terasic e Intel FPGA.

imprimir
tags
outras notícias