conteúdos
links
tags
Cultura
A 16 de fevereiro, pelas 19 horas, no Museu Nacional da Música, em Lisboa
Novo CD com composições de Frederico de Freitas
Em exposição na Biblioteca da UA “Frederico de Freitas: O Homem, o Músico e o Maestro”
“Frederico de Freitas | Obras completas para violino e piano & violino e violoncelo” é o novo CD que é apresentado a 16 de fevereiro no Museu Nacional da Música. Este CD é o quarto da coleção UA/ mpmp, editado pelo Movimento Patrimonial da Música Portuguesa.

A apresentação do CD “Frederico de Freitas | Obras completas para violino e piano & violino e violoncelo” foi realizada em Lisboa com uma sessão e um momento musical por Helena Marinho (piano), Nuno Soares (violino) e Miguel Fernandes (violoncelo).

No dia 28 de fevereiro decorre na Universidade de Aveiro uma outra sessão em que se poderá ouvir e conhecer esta obra.

Este CD, o quarto da coleção UA/mpmp, editado pela Movimento Patrimonial da Música Portuguesa, reúne toda a obra deste compositor português para aquelas combinações instrumentais, e nele participam, ao violino, o doutorando da UA Nuno Soares, ao piano, a docente do DeCA Helena Marinho, e o violoncelista Miguel Fernandes.

Frederico de Freitas destacou-se como compositor e maestro, e foi uma das mais importantes figuras da música e da cultura portuguesa do séc. XX. A sua carreira caracterizou-se pela abrangência e eclectismo, e pela associação a géneros diversificados, da música erudita à criação para a indústria fonográfica, cinema, teatro e dança. O seu espólio foi doado à Universidade de Aveiro pela filha, Elvira de Freitas, em 2010, e foi alvo de tratamento e estudo por parte de dois projectos, financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A gravação deste CD foi realizada no âmbito deste último projecto, “Imagens da Terra e do Mar: Frederico de Freitas e a música na cultura portuguesa do séc. XX” (PTDC/EAT-MMU/118753/2010), financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Nuno Soares presenta-se regularmente como concertista, em palcos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde e Estados Unidos da América. É o director da Camerata Medina. Foi concertino da Orquestra de Câmara do Minho e colaborou com o Remix Ensemble da Casa da Música — Porto. Em 2013 criou o ARTDuo com o violoncelista Miguel Fernandes e o ARTrio com a inclusão da pianista Teresa Doutor.

Helena Marinho tem apresentado recitais e concertos de música de câmara nas principais salas e festivais portugueses, e também nos Estados Unidos da América, Brasil, Singapura, Itália, França, Irlanda, Reino Unido, Espanha, Etiópia, Suécia e Noruega. Gravou vários CDs com repertório contemporâneo e clássico, incluindo estreias absolutas de compositores portugueses. A sua actividade divide-se entre projectos com piano moderno e pianoforte.

Miguel Fernandes apresentou-se em várias salas de prestígio como o Wigmore Hall, Duke's Hall, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música. Colaborou também com reputadas orquestras portuguesas e europeias, como a Philharmonia Orquestra, Bilbao Orkestra Sinfonikoa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto — Casa da Música, Orquestra Metropolitana, Remix Ensemble é presentemente sub-principal da City of Birmingham Symphony Orchestra.

Este trabalho decorre de um projeto mais vasto de preservação, estudo e divulgação da obra de Frederico de Freitas que tem sido desenvolvido na Universidade de Aveiro, pela mão de Helena Marinho, e com o suporte dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias