conteúdos
links
tags
Cultura
Entre 22 de janeiro e 24 de fevereiro, na sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA
Exposição “Criar… na outra margem” apresenta criações de Victor Gil no campo das artes plásticas
Obra de Victor Gil
Quase quatro dezenas de obras constituem a exposição de artes plásticas que revela uma faceta menos conhecida de Victor Gil, professor, investigador e primeiro reitor da Universidade de Aveiro. Até 24 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 19h00, e aos sábados entre as 11h00 e as 18h00.

Enquanto aluno do Círculo de Artes Plásticas da Associação Académica de Coimbra, Victor Gil iniciou-se há mais de 50 anos na expressão plástica na altura, através da pintura a óleo. A proficiente vida científica e académica exigiu-lhe um interregno criativo que foi recuperado recentemente com a produção de obras que exploram outras técnicas e materiais.

O percurso de Victor Gil tem-lhe permitido, como o próprio revela, “testemunhar como, nas palavras de Mia Couto, Arte e Ciência são «margens do mesmo rio»: um mesmo impulso criativo, uma mesma necessidade de fantasia e de ir mais além, a mesma busca de estrutura em abordagens não dogmáticas com total flexibilidade de pensamento, portas abertas à descoberta, à surpresa, ao prazer de criar… embora por meios diferentes e procurando produtos diferentes. Semelhantes emoções estéticas associadas à descoberta científica e à criação artística. Entretanto, mais uma preocupação de comunicação num caso e de expressão no outro. “

A presente exposição organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA foi inaugurada a 22 de janeiro, na sala de exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro, contando com a presença do autor e do Reitor.

Até 24 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 19h00, e aos sábados entre as 11h00 e as 18h00.

Esta exposição tem legendagem em Braille. Mediante solicitação (sbidm-biblioteca@ua.pt) podem ser organizadas visitas acompanhadas para públicos invisuais ou de baixa visão, que permitirão que algumas das obras possam ser tateadas.

As fotos da inauguração estão disponíveis aqui

imprimir
tags
veja também
 
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias