conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Concurso Make Creative dá suporte às ideias da comunidade UA
Construir um protótipo funcional não é um quebra cabeças ou projeto só para geeks
Campus
Make Creative é um concurso que pretende dar suporte ao desenvolvimento de ideias que os estudantes da UA, de qualquer área de estudo, pretendam concretizar em equipa, ao longo do 2º semestre letivo. Podem ser projetos de âmbito académico ou extracurricular que no final se queiram ver a tomar forma num protótipo físico. O American Corner Media Lab será a estrutura de suporte a esse desenvolvimento e contará com o envolvimento direto de uma equipa especializada do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA).

Com o formato de um concurso, o enfoque desta iniciativa é o suporte ao processo de concretização de uma ideia em protótipo físico, em 3 etapas:

A ideia: tens uma ideia, um projeto que queres desenvolver (no âmbito duma disciplina, de um hobby, de um projeto de voluntariado, da tese ou de qualquer outro); constituis uma pequena equipa de dois a quatro elementos, podendo um deles ser externo à UA, e envias-nos a tua proposta até dia 23 de fevereiro. Concretização, inovação e colaboração são as 3 ideias chave importantes para seres selecionado (consulta o regulamento para saberes pormenores).

Fazer, desfazer, melhorar e implementar: os cinco melhores projetos apresentados vão poder ser desenvolvidos com o suporte do American Corner Media Lab (laboratório de modelação e impressão 3D instalado na Biblioteca da UA) e da equipa técnica e cientifica do DeCA até ao dia 16 de julho. Nesse período, a equipa pode frequentar e usar os equipamentos do Media Lab, colocar dúvidas, expor problemas, imprimir o protótipo, assistir aos eventos do Media Lab e ir concretizando o projeto.

Mostra ao mundo: no dia 17 de julho o projeto está pronto e será apresentado ao mundo e ao júri que vai selecionar o melhor. Nesse dia a equipa terá o seu protótipo na mão e concretizado, mas também poderá levar para casa os prémios deste concurso.

O regulamento do concurso e a ficha de participação estão disponíveis em https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative. No caso de dúvidas, basta contactar soliveira@ua.pt.

O Concurso Make Creative é organizado pelo Departamento de Comunicação e Arte e pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, no âmbito do projeto American Corner MediaLab, e pretende apoiar a concretização e o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, que estimulem a conceptualização e a materialização de objetos que possam resolver problemas concretos do dia-a-dia, recorrendo à modelação e prototipagem com impressão 3D.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias