conteúdos
links
tags
Campus
Eleições na AAUAv a 12 de dezembro
Xavier Vieira recandidata-se rumo aos 40 anos da Associação Académica da UA
Xavier Vieira recandidata-se à presidência da AAUAv
Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) desde janeiro de 2017, recandidata-se à presidência deste organismo nas eleições de 12 de dezembro. O aluno de Administração Pública lidera o movimento “Discutir Academia” que representa a Lista A, única lista candidata neste próximo ato eleitoral. Entre outras prioridades para 2018, Xavier Vieira refere os 40 anos da AAUAv e a Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários em Aveiro.

“O projeto Discutir a Academia representa a continuidade do movimento ‘Unir Academia’ que esteve ao longo do ano de 2017 nos Órgãos Sociais da Academia Aveirense. A génese de ambos os movimentos assenta nas visões partilhadas no ‘Projetar Academia’ e ‘A Tua Academia’, assumindo assim uma ligação constante aos princípios e valores que todas estas candidaturas vencedoras sempre defenderam, demonstrando estarem totalmente capacitadas para assumir as decisões que trilham o caminho da Academia Aveirense”. Assim enuncia o líder, referindo-se aos propósitos da Lista A, numa nota de imprensa onde apresenta vários tópicos para lançar a discussão na Academia em torno de seis ideias: o projeto associativo para fomentar a capacidade interventiva junto da comunidade académica; implementar uma reformulação e afirmação dos atuais modelos desportivos e culturais; concretizar a sustentabilidade administrativa e financeira da Instituição; potenciar uma comunicação eficiente da estrutura recorrendo às bases estabelecidas; as relações entre as Cidades e o tecido empresarial; e os 40 anos da AAUAv.

A Lista A pretende fazer dos 40 anos da AAUAv uma oportunidade de afirmação da Academia, envolvendo um programa de eventos, entre os quais um documentário sobre a história do organismo representativo dos estudantes.

Outro evento que marcará o ano de 2018 será, na perspetiva do candidato renovado, a Fase Final dos Campeonatos Nacionais de Universitários que decorrerão em Aveiro de 14 e 27 de abril de 2018.

Um outro desafio para o próximo mandato, adianta o líder da Lista A, será levar para o Crasto o centro das comemorações da Semana do Enterro, com a respetiva alteração das férias da Páscoa no calendário escolar: Semana do Enterro de 20 a 26 de abril e férias escolares de 23 a 27 de abril, sendo assim, na perspetiva de Xavier Vieira, necessário alterar o calendáio. No entender do candidato, aquela zona do campus deveria ser um polo fixo para as festividades académicas futuras. Xavier Vieira ambiciona concentrar naquela zona, aproveitando as mesmas infraestruturas, eventos como o UA Open Campus e as feiras de emprego.

Na perspetiva do candidato, o Parque de Ciência e Inovação – Creative Science Park Aveiro Region (PCI), com inauguração prevista para o início de 2018, representa um enorme potencial para a região, para as empresas, a Universidade e para a Academia, sendo necessário dar a conhecer aos estudantes este novo equipamento. Xavier Vieira refere algumas ações, como visitas de estudantes ao PCI, eventuais parcerias e a possibilidade de prestação de serviços pelos Núcleos da AAUAv, que facilitem a aproximação da Academia.

Xavier Vieira foi vogal do setor da Comunicação, Marketing e Logística - Núcleo de Estudantes de Administração Pública; secretário do Leo Clube Santa Joana Princesa (Lions Club; vogal da Política Educativa na AAUAv; presidente do Leo Clube Santa Joana Princesa; é ainda secretário da Mesa na Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe); esteve na vice-presidência da Política Educativa na AAUAv até dezembro 2016; foi presidente Adjunto da Comissão Permanente para a Cooperação e Inovação do Conselho Pedagógico da Universidade de Aveiro e continua a ser membro do Conselho Geral da UA.

imprimir
tags
veja também
 
evento relacionado
 
outras notícias