conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 21 de novembro, pelas 14h30, na sala 21.02.12
Um breve panorama sobre o fórum brasileiro Gestão Orquestral e Compromisso Social
A maestrina Cinthia Alireti
O Departamento de Comunicação e Arte da UA recebe o seminário intitulado "Um breve panorama sobre o fórum brasileiro Gestão Orquestral e Compromisso Social" proferido Cinthia Alireti, maestrina titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Brasil. O seminário é organizado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem, do INET-md Instrumental da UA/Inet-md e realiza-se no dia 21 de novembro, pelas 14h30, na sala 21.02.12.

O Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social reúne anualmente personalidades artísticas e atuantes do meio da música sinfônica brasileira para discutir e atualizar profissionais da área sobre as questões sobre planejamento artístico e administrativo e o relacionamento dos órgão de cultura com a sociedade.

Realizado desde 2015 na Universidade Estadual de Campinas, o fórum tem se tornado, além de uma ferramenta de networking, uma ação sócio-cultural com o objetivo de reciclar o papel de gestores, maestros, músicos, educadores e produtores de música dentro do contexto das orquestras do século XXI. Esta apresentação convida o público a participar desta ação, através de um breve panorama sobre a organização e origem deste evento, no atual contexto sócio-cultural no Brasil.

Cinthia Alireti é a maestrina titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp desde 2012. É idealizadora e curadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e criadora e coordenadora do Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil. Como musicóloga, realizou edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria, na Itália, utilizadas em apresentações ao vivo, transmissões pela RAI e registros em CDs.

Trabalhou e se aperfeiçoou com grandes maestros e artistas, incluindo Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess, Elisabeth Wright. Na área de música popular, dirigiu concertos realizados em parceria com Alegre Correa, Frejat, Jota Quest, Blitz, entre outros.  Sua formação inclui bacharelados em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), mestrado e doutorado em regência coral e orquestral com especialização em música antiga (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA) e mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV - Sorbonne, e Universität des Saarlandes, Saarbrücken).

 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias